O Município de Castelo Branco apresentou os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -, que constam na Agenda 2030 das Nações Unidas e pretendem criar uma humanidade mais igualitária, um planeta mais sustentável e um futuro mais justo, através do empenho e do trabalho conjunto de todas as entidades.
A apresentação decorreu na Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, onde o presidente da Câmara Municipal afirmou que “os ODS refletem aquilo que é a ação do Município nas suas diferentes áreas”. Leopoldo Rodrigues realçou a importância do “trabalho que todos devemos ter com a sustentabilidade”.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco acrescentou que “temos feito um trabalho positivo, pois já identificámos práticas de ODS que nos colocam numa posição cimeira entre os concelhos”.
A apresentação dos ODS e das suas medidas coube à Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico, Inovação e Promoção Territorial da Câmara de Castelo Branco, Susana Farinha, que explicou o impacto destes objetivos nos Municípios refletem-se em diversas áreas.
Desta forma, para que possam existir resultados positivos e benéficos da implementação dos ODS para a comunidade local, “é de extrema importância a colaboração entre o Município, o setor privado e a sociedade civil”, sublinhou a responsável.
O apelo à participação de todos e ao espírito de equipa foi também feito no discurso da vereadora Patrícia Coelho, pois para os ODS serem uma realidade “é preciso que haja um compromisso muito forte do Governo local, mas também a participação ativa das empresas, das associações, das instituições de ensino, da sociedade civil e de cada um de nós”.
O Município albicastrense tem trabalhado a dinâmica dos ODS desde novembro de 2024, com empenho e espírito de equipa, e “tem feito um trabalho muito bom, tendo recebido rasgados elogios da pessoa que monitoriza o percurso do Município”, informou Patrícia Coelho.
Internamente, foi criada uma equipa de 15 elementos, que teve formação e participou num evento nacional, onde percebeu como outros municípios implementaram os ODS nos seus territórios, para posteriormente colocar em prática as medidas.
Em relação a Castelo Branco, já foram inseridos 147 indicadores, 109 boas práticas e 7 projetos.

Ricardo Pires Coelho