Castelo Branco a capital da Hipertensão 2023

Castelo Branco a capital da Hipertensão 2023

Castelo Branco foi a cidade escolhida pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão para ser a Capital da Hipertensão 2023.

O Dia Mundial da Hipertensão foi comemorado esta 4ªfeira, 17 de maio, com um conjunto de iniciativas durante todo o dia, sob o lema “Meça a sua pressão arterial. Controle a sua pressão arterial. Viva mais tempo!”.

Comemorações que voltaram à rua e de forma presencial, após 3 anos, realçou a presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, na sessão de abertura.

Rosa de Pinho referiu que é objetivo deste organismo chegar a 2026 com 70% dos hipertensos controlados.

Rosa de Pinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, explicou também a escolha de Castelo Branco, por estar no interior e também merecer atenção.

Esta responsável realçou ainda o facto de se “comer bem” nesta região, onde “a comida é muito condimentada”, o que é um fator de risco para a hipertensão.

Júlio Ramos, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco; e Patrícia Coelho, vereadora da Câmara Municipal e em representação do Centro Académico Clínico das Beiras, realçaram a importância da comemoração do Dia Mundial da Hipertensão, como alerta a todos.

Esse alerta e a desvalorização por esta doença foi a mensagem transmitida por Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, dando como exemplo o seu caso pessoal, como hipertenso e a não consciência no início.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, mostrou-se também satisfeito por Castelo Branco receber este tipo de atividades e que o país “não é só Lisboa ou Porto” e que merece a mesma atenção ou mais.

Ricardo Pires Coelho