Carlos Madeira apresentou o livro “Segura – Uma História Esquecida na Raia”, uma obra com o apoio do Município de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Zebreira e Segura.
Com esta obra, o autor parte da “Monografia de Segura”, da autoria do seu sogro Mário Andrade, para desenvolver a sua própria investigação sobre a história e o património desta aldeia raiana.
Carlos Madeira, licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, foi professor do ensino oficial por 36 anos, ensinando jovens e adultos a observar e a compreender o que se vê.
A autarquia de Idanha-a-Nova conta que na sessão, o autor explicou que “o livro agora editado resulta daquilo que fui registando ao longo dos anos, desde 1965, quando comecei a vir para Segura e me apaixonei por esta terra”, onde viria a casar.
Carlos Madeira espera que “o livro seja uma espécie de guia para quem visitar Segura, para que também observe, investigue, conteste o que escrevi se for o caso, mas aprofunde o conhecimento sobre esta terra”.
A apresentação do livro teve lugar na Associação Desportiva Recreativa e Cultural Segurense, perante uma sala cheia.