A obra “Mensagem” da autoria de Manuel Cargaleiro e Alexandre Farto aka Vhils, já chegou ao Museu Cargaleiro, em Castelo Branco, e poderá ser contemplada a partir do dia 16 de março, dia, em que o artista plástico e ceramista Manuel Cargaleiro, celebra o seu 96º aniversário.
Segundo a Fundação Manuel Cargaleiro, a peça é construída em madeira (cortada, pintada, esculpida), retrata as estéticas particulares de cada artista numa justaposição simbiótica, um contraste que oscila entre individualidade e comunhão. A obra “encapsula e reflete duas gerações, duas perspetivas, duas formas de ver e encarar o mundo”.
Da amizade entre os dois artistas, que nasceram com 60 anos de diferença, resultou a obra “Mensagem” que estabelece uma ponte entre diferentes movimentos e contextos artísticos, diferentes formas de fazer e criar, mas é também História, a História de uma relação entre artistas, de uma geração a inspirar outra, da proximidade entre dois criadores separados pelo significado do tempo, e unidos por ideias e valores que o transcendem.