Na sequência dos investimentos que têm vindo a ser efetuados em termos de implementação e promoção de processos de valorização de resíduos, o Município de Proença-a-Nova já deu início a um programa de adesão ao sistema de deposição seletiva de biorresíduos, no setor doméstico.
“As sobras não são lixo! São biorresíduos e são valorizados!”, é uma campanha que está já a decorrer junto de 838 residências – moradias e prédios -, na sede de concelho de Proença-a-Nova, sendo que a empresa responsável pela elaboração da campanha será a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A.
A autarquia de Proença-a-Nova explica que a campanha consiste na entrega de um balde de 7L, para deposição de desperdícios alimentares e sobras de refeições. A abordagem à população será realizada por contacto pró-ativo, nas modalidades porta-a-porta e telefone-a-telefone, através da ativação de uma linha de callcenter, em que serão abordados procedimentos de correta deposição e vantagens, individuais e coletivas, de adesão ao novo sistema de deposição: gratuito, simples, cómodo e responsável.
Tendo por objetivo o desvio de aterro sanitário de resíduos que são recursos importantes para a produção de fertilizante, os moradores proencenses serão sensibilizados para a colocação dos seus resíduos alimentares nos novos contentores coletivos castanhos (de 360L), a serem colocados nos próximos dias junto aos contentores habituais de rua.
O município apela à adesão de todos, sensibilizando para a posterior valorização dos biorresíduos e para a sua transformação em composto, tendo em vista as metas preconizadas para o país.