Câmara de Ródão lançou concurso para a ampliação do Agrupamento de Escolas

Município de Oleiros promove I Semana Sénior Entre esta 5ªfeira e sábado, 3 a 5 de outubro, decorre a primeira Semana Sénior, uma iniciativa promovida pelo Município de Oleiros, em parceria com o CLDS 5G “Raízes” de Oleiros. O programa envolve a realização de tertúlias, torneios, workshops, matinés e convívios. Estão ainda previstas atividades no âmbito do desporto (com destaque para o Walking football), da cultura, da nutrição, da dança, do cinema, mas também a prática do yoga ou de jogos de mesa. A autarquia de Oleiros diz que o objetivo desta iniciativa visa a promoção de um envelhecimento ativo e saudável e combater o isolamento social. A I Semana Sénior termina com um almoço-convívio dos seniores inscritos no Pavilhão Multiusos.

O executivo da Câmara de Vila Velha de Ródão aprovou por unanimidade, na última reunião ordinária (27 de setembro), o lançamento do concurso público para a construção de um novo edifício para acolher os alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.

A obra representa um investimento de 2.356.380€ e vai receber um apoio superior a dois milhões de euros do PRR, revela a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal manifesta a sua satisfação pelo lançamento desta obra, “que representa o maior investimento de sempre feito pelo município e nos permite acomodar, em condições de conforto e segurança, o número crescente de alunos a frequentar o Agrupamento de Escolas registado nos últimos anos e a que se juntou, já este ano, a oferta do Ensino Secundário”. Luís Pereira considera o apoio obtido ao abrigo do PRR como “um reconhecimento dos esforços feitos pelo executivo no que respeita à fixação de famílias e jovens no concelho”.

A empreitada vai permitir a criação de seis novas salas de aula, com capacidade para 150 alunos, de uma sala polivalente/auditório, de um laboratório e ainda de cinco gabinetes de apoio, nomeadamente, para apoio psicológico, terapia da fala e três gabinetes de trabalho. A obra tem um prazo de execução previsto de 365 dias, sendo espectável que possa ter início antes do final do ano letivo.

Em nota é recordado que este é o primeiro de um conjunto de investimentos que vão ser promovidos pela autarquia nos próximos meses. Na área da habitação e da requalificação urbana há outros projetos a avançar, entre os quais se destacam, por exemplo, o aumento do parque habitacional através da reabilitação de imóveis para arrendamento acessível e da construção de novos loteamentos em várias freguesias do concelho; a requalificação urbanística da Rua da Estradas e de outras estradas do concelho; a construção do Centro Operacional Municipal de Proteção Civil; ou a requalificação do Lagar de Varas, uma obra que conta com o apoio da Linha +Interior Turismo do Turismo de Portugal e cujo concurso público foi aprovado na mesma reunião.