A Câmara de Idanha-a-Nova prevê realizar um investimento de cerca de 5 milhões de euros na requalificação do parque escolar do concelho.
Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal, afirma em nota que “o investimento na educação insere-se na estratégia educativa desta autarquia, no sentido de aumentar as condições de conforto nas escolas e promover uma educação de qualidade, inclusiva e que contribua para o sucesso escolar dos nossos alunos”.
Assim, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, está previsto um investimento de 1,4 milhões de euros para obras de requalificação na EB1 de Idanha-a-Nova, EB1 do Ladoeiro, EB1 de Monsanto, EB1 de Penha Garcia, EB1 de Zebreira, Jardim de Infância de Termas de Monfortinho, Jardim de Infância de Idanha-a-Nova e Jardim de Infância de São Miguel de Acha.
Ao mesmo tempo, também a Escola Básica e Secundária José Silvestre Ribeiro irá ser intervencionada no âmbito de uma candidatura a um programa de reabilitação de escolas apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Em breve será apresentado o projeto de execução para a requalificação e ampliação deste recinto escolar, num investimento estimado em 3,5 milhões de euros.
O programa é destinado à modernização de estabelecimentos públicos de ensino dos 2º e 3º ciclos e secundário e visa a criação de condições que contribuam para um ensino mais atrativo e inclusivo e, simultaneamente, que promovam a construção e renovação dos espaços físicos alinhadas com os objetivos da transição verde e digital.