A Câmara de Idanha-a-Nova adquiriu dois autocarros elétricos para o transporte público de passageiros, que vêm reforçar a frota da autarquia.
O investimento ronda os 754 mil euros, cofinanciado pelo PO SEUR, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. A aquisição dos autocarros decorreu da candidatura Idanh@ Mobilidade + Verde.
A autarquia explica que estes autocarros 100% elétricos serão utilizados no transporte escolar de alunos e, em complemento, no âmbito do Cartão Raiano (transporte gratuito de pessoas detentoras do cartão 65+, das freguesias para a sede de concelho) e, também, no Transporte Social a Pedido (serviço gratuito).
A operação contempla ainda a instalação de três postos de carregamento elétrico, designadamente no Estaleiro Municipal de Idanha-a-Nova, em Relva (Monsanto) e nas Termas de Monfortinho.
Armindo Jacinto, presidente da Câmara idanhense, adianta que “pretende-se ainda, através da implementação de um plano de comunicação, monitorizar e comunicar os resultados do investimento, assim como informar e sensibilizar a população para a importância da adoção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, nomeadamente na área da mobilidade”.
Assim, os objetivos estratégicos da medida consistem na redução das emissões de carbono e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como da sua perceção pelos munícipes.
A operação também irá impulsionar o desenvolvimento da componente de inovação e conhecimento no contexto da mobilidade e terá contributos positivos ao nível da melhoria da qualidade do ar e redução de ruído urbano.