A Câmara de Castelo Branco vai realizar obras no Centro de Dia e Social de São Bento, em Louriçal do Campo, tendo em vista a viabilidade da instituição. A intervenção, na ordem dos 700 mil euros, foi anunciada pelo Presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, durante a Assembleia Geral da IPSS (1 de dezembro), onde reconheceu o esforço e a dedicação levados a cabo pela Direção e pelos funcionários, é referido em nota.
Manuel Breia, presidente da direção do Centro de Dia e Social de São Bento, relatou a situação delicada que a instituição atravessa há vários meses e sublinhou a urgência de se encontrar uma solução que ofereça a continuidade do seu funcionamento e a estabilidade junto dos seus 50 utentes, trabalhadores e população louriçalense.
Entre os principais problemas que esta IPSS enfrenta, estão a necessidade de efetuar obras, as dívidas acumuladas a fornecedores e a falta de utentes.
Perante as dificuldades existentes e que comprometem o apoio à população idosa, a autarquia albicastrense vai dar seguimento a um projeto já elaborado de reabilitação do edifício, que conta com os pareceres da Segurança Social e da Delegação Regional de Saúde, e que vai dotar a instituição das valências necessárias para funcionar em boas condições.
O facto de as instalações do Centro de Dia e Social de São Bento pertencerem à Câmara de Castelo Branco agiliza a possibilidade de obras e facilita o projeto e o financiamento, diz a autarquia.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, salienta a vontade da autarquia em apostar em medidas de política social que apoiem os seniores do concelho, assegurem a prestação de cuidados adequados às necessidades sociais e contribuam para melhores condições de vida e de bem-estar.
Recorde-se que, ao longo do tempo, o Centro Social de Louriçal do Campo, fundado há cerca de 30 anos, já sofreu obras de requalificação e, mais recentemente, pediu ajuda direta à população, sobretudo através da angariação de sócios.
Os salários têm sido suportados com muito esforço, estando em atraso o pagamento do 13º mês aos 14 funcionários.