Câmara de Castelo Branco aprova Orçamento para 2025 de 80 milhões de euros

Câmara de Castelo Branco aprova Orçamento para 2025 de 80 milhões de euros A Câmara de Castelo Branco aprovou o Orçamento para 2025 no valor de 80 milhões de euros, na última Reunião Extraordinária (29 de novembro). A autarquia considera em comunicado que se trata “de um Orçamento de concretização, pois executa os projetos que foram desenvolvidos ao longo do mandato deste Executivo Municipal […], e que têm em vista a melhoria das condições de vida dos habitantes do concelho”. O próximo Orçamento Municipal contempla intervenções em áreas importantes como a Saúde, Educação, Habitação, Desporto e Cultura, que “darão um novo impulso à cidade de Castelo Branco”, e onde figuram investimentos “há muito desejados pela população” e que o Executivo Municipal considera serem “projetos estruturantes para o futuro”. No que diz respeito a obras públicas, a autarquia realça para o Orçamento Municipal de 2025 a construção de Creche na Quinta das Violetas, em Castelo Branco; reconversão de Edifício de Habitação Unifamiliar para Instalação de Unidade de Saúde Familiar (novo Centro de Saúde na Avenida Nuno Álvares); construção do Centro de Saúde de Alcains (no antigo Ciclo Preparatório da vila); construção de Prédio de Habitação de Arrendamento Acessível na Carapalha (no âmbito da Estratégia Local de Habitação); recuperação e conservação da Igreja de Santa Maria do Castelo para Instalação do Centro de Interpretação Templário (integrada na Operação de Reabilitação Urbanística da Zona Histórica); entre outros. Também estão previstos melhoramentos em infraestruturas desportivas e de lazer, nomeadamente: construção de Pavilhão Desportivo, Colocação de Relvado no complexo da Pista de Atletismo e Construção de Bancadas; elaboração do projeto do Centro de Dinamização Cultural e Desportivo de Castelo Branco (Pavilhão Multiusos); concurso de Ideias para o Vale da Europa. No que diz respeito a vias de comunicação, a autarquia revela que há um conjunto de reparações de estradas, na cidade e nas freguesias. Assim como a construção de vários parques de estacionamento. Também estão previstos projetos no Aeródromo Municipal. Na sequência da política de apoio às famílias e à população mais jovem, procurando manter e atrair residentes, o Município albicastrense vai continuar com o pagamento do valor das refeições escolares aos alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo e com o pagamento das creches. Também o projeto ‘Escola a Tempo Inteiro’ vai-se manter no próximo ano. Além disso, em 2025, o Município de Castelo Branco conta ainda que devolve 4% do IRS aos munícipes, um aumento de 0,5% em relação a 2024.

A Câmara de Castelo Branco aprovou o Orçamento para 2025 no valor de 80 milhões de euros, na última Reunião Extraordinária (29 de novembro).

A autarquia considera em comunicado que se trata “de um Orçamento de concretização, pois executa os projetos que foram desenvolvidos ao longo do mandato deste Executivo Municipal […], e que têm em vista a melhoria das condições de vida dos habitantes do concelho”.

O próximo Orçamento Municipal contempla intervenções em áreas importantes como a Saúde, Educação, Habitação, Desporto e Cultura, que “darão um novo impulso à cidade de Castelo Branco”, e onde figuram investimentos “há muito desejados pela população” e que o Executivo Municipal considera serem “projetos estruturantes para o futuro”.

No que diz respeito a obras públicas, a autarquia realça para o Orçamento Municipal de 2025 a construção de Creche na Quinta das Violetas, em Castelo Branco; reconversão de Edifício de Habitação Unifamiliar para Instalação de Unidade de Saúde Familiar (novo Centro de Saúde na Avenida Nuno Álvares); construção do Centro de Saúde de Alcains (no antigo Ciclo Preparatório da vila); construção de Prédio de Habitação de Arrendamento Acessível na Carapalha (no âmbito da Estratégia Local de Habitação); recuperação e conservação da Igreja de Santa Maria do Castelo para Instalação do Centro de Interpretação Templário (integrada na Operação de Reabilitação Urbanística da Zona Histórica); entre outros.

Também estão previstos melhoramentos em infraestruturas desportivas e de lazer, nomeadamente: construção de Pavilhão Desportivo, Colocação de Relvado no complexo da Pista de Atletismo e Construção de Bancadas; elaboração do projeto do Centro de Dinamização Cultural e Desportivo de Castelo Branco (Pavilhão Multiusos); concurso de Ideias para o Vale da Europa.

No que diz respeito a vias de comunicação, a autarquia revela que há um conjunto de reparações de estradas, na cidade e nas freguesias. Assim como a construção de vários parques de estacionamento. Também estão previstos projetos no Aeródromo Municipal.

Na sequência da política de apoio às famílias e à população mais jovem, procurando manter e atrair residentes, o Município albicastrense vai continuar com o pagamento do valor das refeições escolares aos alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo e com o pagamento das creches. Também o projeto ‘Escola a Tempo Inteiro’ vai-se manter no próximo ano.

Além disso, em 2025, o Município de Castelo Branco conta ainda que devolve 4% do IRS aos munícipes, um aumento de 0,5% em relação a 2024.