O Município albicastrense vai criar a Unidade Municipal de Resposta às Intempéries “Castelo Branco Apoia”, para auxiliar os cidadãos no preenchimento e na submissão de reportes e inventariação de prejuízos nas plataformas das medidas de apoio do Governo.
Por uma questão de organização e maior eficiência dos serviços, a autarquia explica que a Unidade Municipal de Resposta às Intempéries será itinerante e vai percorrer as freguesias do concelho, em estreita articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, em datas a anunciar oportunamente.
Na cidade de Castelo Branco, o serviço também estará disponível em vários locais, além do Balcão Único da Câmara Municipal, garantindo um atendimento abrangente, descentralizado e dedicado a todos os cidadãos.
O Município considera que a criação deste serviço de proximidade é “fundamental para apoiar os munícipes que enfrentem dificuldades de acesso, nomeadamente ao nível digital ou administrativo, bem como constrangimentos de comunicação, assegurando que ninguém fica excluído do acesso aos apoios disponíveis”.
A Unidade Municipal de Resposta às Intempéries reforça o compromisso do Município de Castelo Branco com uma resposta coordenada, célere e eficaz, que contribua para a recuperação e normalização da vida no concelho.
A autarquia frisa que para o preenchimento e submissão dos reportes dos prejuízos na plataforma da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro é necessário apresentar a seguinte documentação: Cartão de Identificação; Endereço de correio eletrónico; Caderneta Predial Urbana Atualizada; Certidão Permanente Predial Atualizada; Registo Fotográfico / Evidências; Estimativa de Custos de Reposição; Propostas de orçamento / contratos de arrendamento / outros elementos complementares de instrução da candidatura (faturas); Declaração de não dívida à Autoridade Tributária; Declaração de não dívida à Segurança Social; e Comprovativo IBAN do banco (nome da conta titular e beneficiário).