O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – vai receber dois BIP – Blended Intensive Programmes – neste mês de setembro. O primeiro acontece já entre 9 a 13 de setembro em Castelo Branco, com a presença de 20 estudantes oriundos de 3 instituições de ensino superior europeias: Faculty of Engineering in Rijeka (Croácia); University of Maribor (Eslovénia) e University of Peloponnese (Grécia).
Organizado pelo IPCB, em colaboração com a Universidad de Burgos (Espanha), este BIP intitulado “Digital Transformation in sparsely populated and transboundary regions: Initiatives and case studies” (Transformação Digital em regiões pouco povoadas e transfronteiriças: Iniciativas e estudos de caso), aborda a transformação digital em territórios escassamente povoados. A parte letiva envolve uma componente virtual com um total de 4 sessões (12 horas) e uma componente presencial que vai decorrer na Escola Superior de Tecnologia.
O IPCB explica que esta formação tem como objetivos aumentar a Literacia Digital, através do desenvolvimento de uma compreensão mais profunda das tecnologias, ferramentas e tendências digitais, melhorando a alfabetização digital, bem como aproveitar recursos digitais de forma eficaz em vários contextos pessoais e profissionais; melhorar a capacidade de resolução de problemas, através da análise e resolução de problemas complexos relacionados com a transformação digital, aperfeiçoando o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas no processo; e expandir e diversificar a rede profissional, através da possibilidade dos participantes se conectarem com colegas, mentores e outros estudantes de diversas origens e localizações geográficas, promovendo potenciais colaborações.
Além da componente letiva o BIP inclui um conjunto de atividades, tais como a visita ao Centro de Empresas Inovadoras, à Fábrica da Criatividade e a empresas do parque industrial de Castelo Branco, assim como algumas atividades de lazer (Trail na Amieira do Tejo).
Já nos dias 16 a 20 de setembro, terá lugar o BIP – “Healthy Campus 4 All: health and well-being through relaxation and conscious breathing” (Healthy Campus 4 All: saúde e bem-estar através do relaxamento e da respiração consciente), com uma componente online de 4 sessões (16 horas), e uma componente presencial de 5 dias (35 horas) que vai decorrer na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. Esta formação tem como objetivos fornecer conhecimentos sobre a ansiedade e o stress e o papel da respiração e do relaxamento, através de demonstrações práticas que permitirão aos participantes identificar as estruturas anatómicas envolvidas na contração e relaxamento muscular e na respiração, bem como aplicar as estratégias de correção de risco aprendidas.
Os cerca de 26 participantes do BIP, oriundos dos mais diversos países e instituições de ensino superior, poderão no final do curso, conseguir identificar fatores de risco associados a ansiedade e stress, implementar estratégias para minimizar esses riscos, bem como adotar comportamentos de saúde/relaxamento e respiração consciente no dia a dia e comportamentos/hábitos de saúde na rotina diária.
Os Blended Intensive Programme são uma nova modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três instituições de ensino superior de países diferentes da instituição de acolhimento na organização de um curso que aborde competências transversais, promovendo métodos inovadores de ensino e aprendizagem e fomentando a inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na formação dos estudantes.
O IPCB tem vindo a aumentar a participação dos seus estudantes, docentes e não docentes nestas formações, assim como a apostar no aumento do número de cursos organizados, no sentido de dar a conhecer a instituição e aprofundar as relações e parcerias existentes, acrescenta a instituição albicastrense.