Quatro Municípios da Beira Baixa têm empresas Gazela. O número de empresas Gazela da região Centro alcançou, em 2023, o registo mais elevado dos últimos 12 anos. São 135 empresas jovens que, em pouco tempo, registam um crescimento notável, tanto em termos de emprego, como de volume de negócios.
Das 135 empresas reconhecidas, quatro estão localizadas em municípios da CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa -, sendo eles, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
De acordo com os apuramentos efetuados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que pelo 12º ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região. De destacar que três das empresas Gazela da CIMBB são de pequena dimensão e uma de média dimensão. Estas quatro empresas desenvolvem atividades distintas, sendo duas de indústria transformadora; uma de alojamento, restauração e similares; e uma de atividades de consultoria, científicas, técnicas e similares.
Destas quatro empresas, a CCDR Centro acrescenta que três são exportadoras, perfazendo 3,2 milhões de euros de exportações em 2022 (em 2019, as exportações ascendiam a 1,1 milhões de euros e apenas uma das empresas era exportadora).
O evento de reconhecimento das Empresas Gazela vai realizar-se esta 4ªfeira, 22 de maio, em Vagos, e vai contar com a presença do Ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.