“Bairro Comercial – Castelo Branco” é uma plataforma digital, com um conceito inovador e gratuito, pensado para destacar os comerciantes locais e o que de melhor se faz no concelho e abrir novas oportunidades de vendas dentro e fora da região. Esta iniciativa resulta de uma parceria estratégica entre a Câmara de Castelo Branco, através do programa InvestCB, e a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa.
Numa sessão de esclarecimento, Rita Encarnação, consultora Estratégica e Técnica da Plataforma, começou por explicas as especificidades do “Bairro Comercial Digital”, que partiu de uma estratégia de revitalização do centro urbano e pretende fazer face ao contexto atual do comércio local: concorrência crescente do comércio digital, comércio local com dificuldades em se adaptar e inovar, mudança nos hábitos de consumo, perda de dinamismo e de presença no centro urbano.
Como foi referido, esta plataforma valoriza 3 zonas-chave, sendo elas, o Mercado Municipal, as Ruas Comerciais Tradicionais e as Avenidas Centrais, oferecendo aos comerciantes uma loja virtual personalizada, apoio técnico e formação gratuitos, divulgação e campanhas conjuntas e participação em eventos de dinamização local. Trata-se de um site de Marketplace, dirigido a todos os comerciantes, produtores e prestadores de serviços do Município que pretendam modernizar o seu negócio, aumentar a sua visibilidade e fazer parte de uma nova dinâmica para o comércio local.
Na ocasião, o presidente da ACICB realçou as principais vantagens em aderir, que são a presença digital personalizada, maior visibilidade e alcance, divulgação em campanhas conjuntas, apoio técnico gratuito na criação e gestão do perfil, valorização do comércio tradicional com ferramentas digitais. Pedro Crisóstomo considerou que “a digitalização é uma condição para a sobrevivência, para a diferenciação e para o crescimento” e, por isso, acredita que este é um projeto que tem esse papel importante, “ao colocar o comércio local no centro da economia digital”.
Pedro Crisóstomo, presidente da ACICB, acrescentou que o “Bairro Comercial – Castelo Branco” quer abrir horizontes e conquistar novos mercados, sejam eles locais, regionais, nacionais e internacionais.
Já o presidente da Câmara de Castelo Branco referiu que esta plataforma “é uma aposta na valorização do nosso tecido económico” e o investimento do Município traduz-se no “compromisso de disponibilizar a plataforma de forma gratuita e dar apoio na fase inicial em termos de formação”. Leopoldo Rodrigues sublinhou a ideia de “privilegiar o comércio local, dando condições para ir além do território, pois atualmente as oportunidades são globais”.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, acrescentou que para o comércio de proximidade é, também, importante, ter outras ferramentas para colocar os seus produtos no mercado e, dessa forma, gerar mais negócio e mais riqueza”.
O “Bairro Comercial – Castelo Branco” é gratuito e fica disponível ao consumidor, assim que haja, no mínimo, 50 empresas inscritas.
Ricardo Pires Coelho