“Azeitona Galega da Beira Baixa” recebe certificado de Indicação Geográfica Protegida

“Azeitona Galega da Beira Baixa” recebe certificado de Indicação Geográfica Protegida

A “Azeitona Galega da Beira Baixa” foi o mais recente produto português a juntar-se à lista de Indicações Geográficas Protegidas, um dos regimes de proteção de produtos de qualidade da União Europeia.

A partir deste momento todos os produtores de Azeitona Galega da área geográfica abrangida – todas as freguesias dos concelhos da Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã, Vila de Rei e Mação – dispõem de um instrumento de valorização e comunicação desta azeitona de conserva, tipicamente portuguesa, perante os diferentes mercados, refere a APABI – Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior.

A gestão desta Indicação Geográfica Protegida é da responsabilidade da desta associação, tal como já acontece com os azeites Denominação de Origem Protegida: Azeite da Beira Alta e Azeite da Beira Baixa.

A entrega do respetivo certificado pelo representante da Comissão Europeia à APABI está agendada para esta 5ªfeira, 18 de maio, às 12h, no Lagar Fio da Beira, em Castelo Branco.

O momento irá contar com a presença também de produtores, empresas de conserva, bem com os responsáveis de diversas entidades, tais como Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, InovCluster e Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar.