Autarquia já intervém na muralha

Autarquia já intervém na muralha derrocada

Após a derrocada da muralha do castelo de Castelo Branco, que ocorreu na esquina da Rua Vaz Preto com a Rua Mouzinho Magro, devido ao temporal que se fez sentir na madrugada de 3ªfeira, 21 de janeiro, o Serviço Municipal de Proteção Civil já mobilizou máquinas para proceder à limpeza e remoção dos escombros.

Já a Câmara Municipal revela em comunicado que anunciou um plano de reconstrução, que inclui a preservação e catalogação das pedras originais da muralha, garantindo a sua posterior reintegração no património histórico da cidade.

O local já tinha sido sinalizado previamente como de risco pela autarquia, com a instalação de cancelas e fitas de interdição a peões e viaturas, como medida preventiva. Além disso, foi solicitado apoio técnico ao Património Cultural, I.P., que irá realizar uma vistoria no próximo dia 28 de janeiro, visando orientar os trabalhos de intervenção no troço afetado.

No comunicado a autarquia de Castelo Branco reafirma “o compromisso em preservar o património e devolver a muralha à sua forma original, reforçando ao mesmo tempo a segurança da população”.