O Município de Castelo Branco procedeu à assinatura de dois protocolos de apoio às atividades de natureza social, a instituições do concelho, sendo elas, a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco e o Centro Social de Salgueiro do Campo.
Com o objetivo de contribuir para a promoção da qualidade de vida da população idosa e/ou pessoas que se encontrem no seu domicílio em situação de dependência e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades.
A autarquia albicastrense explica que o Centro Social de Salgueiro do Campo apresentou pedido de apoio ao investimento, com vista à execução da empreitada “Construção do Lar e Reabilitação do Centro de Dia de Salgueiro do Campo”. Este lar contempla uma estrutura residencial para idosos (42), serviço de apoio domiciliário (48), centro de dia (30), promoção de serviços de medicina preventiva, curativa e de reabilitação, sendo a comparticipação financeira do Município para as obras necessárias à construção do Lar do Salgueiro de 250 mil euros.
Por sua vez, a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco apresentou pedido de apoio ao investimento com vista à execução da empreitada de “Reabilitação e alteração do lar de idosos do Pavilhão B”, para a qual o Município contribui com o apoio de 250 mil euros.
Na cerimónia estiveram presentes Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco; António Pedro Martinho Silva, presidente do Centro de Dia de Salgueiro do Campo; e José Augusto Alves, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco.
Na ocasião, o autarca afirmou que “o sector social é fundamental no apoio às populações, nomeadamente às mais idosas, sendo que estes apoios visam dotar as instituições de capacidade para apoiar aqueles que mais precisam. Por esta via, promovemos a coesão social e contribuímos para melhorar a capacidade das instituições vocacionadas para dar a melhor resposta a essas necessidades”.