Associações empresariais e Comunidades Intermunicipais avançam com levantamento de prejuízos causados pelos incêndios às empresas na região

Associações empresariais e Comunidades Intermunicipais avançam com levantamento de prejuízos causados pelos incêndios às empresas na região

Os incêndios recentemente ocorridos na região provocaram prejuízos significativos em diversas empresas e atividades produtivas. Para dar uma resposta eficaz a esta situação, é importante recolher informação precisa sobre os danos sofridos, de forma a fundamentar medidas de apoio adequadas.

Neste âmbito, as Associações Empresariais: AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa – e NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda -, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela estão a promover um levantamento dos prejuízos verificados junto das empresas e produtores afetados.

O objetivo desta iniciativa é identificar e quantificar os prejuízos registados em diferentes setores de atividade, de modo a que os seus promotores possam posteriormente encaminhar a informação recolhida às entidades competentes. Desta forma, estas entidades terão uma base mais rigorosa para avaliar a dimensão dos prejuízos e ponderar medidas de apoio e recuperação ajustadas às necessidades concretas do tecido empresarial da região.

Para o levantamento de prejuízos, a AEBB refere que as empresas/produtores atingidos pelos incêndios são convidados a preencher um formulário, que se encontra disponível online (https://bit.ly/47cex55). Em alternativa, podem também contactar diretamente as Associações Empresariais para comunicar a sua situação e obter apoio no processo de levantamento.

Com esta ação, as entidades promotoras procuram contribuir para uma resposta coordenada e eficaz, que apoie a retoma da atividade económica e a resiliência das empresas locais, fortemente impactadas por esta situação.