Associação de Futebol e Câmara de Castelo Branco assinam Protocolo de Cooperação

Associação de Futebol e Câmara de Castelo Branco assinam Protocolo de Cooperação
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

A Associação de Futebol de Castelo Branco e a Câmara de Castelo Branco assinaram um Protocolo de Cooperação, referente à época 2024/25.

Na ocasião, o presidente da Associação de Futebol começou por agradecer o apoio das autarquias, em especial da albicastrense, dizendo que este protocolo “foi muito motivador para a realização das diversas iniciativas, que foram realizadas na temporada 2024/25, que agora findou”.

Manuel Candeias explicou que sem este apoio “seria muito difícil, diria até impossível, que esta Associação de Futebol desenvolvesse toda esta atividade e alcançasse todo o sucesso sem o apoio da autarquia”.

O presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco lembrou também projetos conjuntos com a Câmara de Castelo Branco, entre elas, a Academia de Futebol e a cedência, por parte da autarquia, dos terrenos, na Zona de Lazer, para a construção da nova sede desta associação.

Manuel Candeias disse que “vai facilitar muito a nossa atividade e será uma obra que será elogiada por todos, um exemplo nacional e que muito nos honrará” e acrescentou que “a nível nacional, a Associação de Futebol de Castelo Branco já é vista como uma referência e isso deixa-nos com orgulho e motiva-nos a continuar a trabalhar e a crescer”.

O dirigente acrescentou que na qualidade de elemento da Mesa do Plenário Nacional da Federação Portuguesa de Futebol, pediu o alargamento dos prazos para os Projetos Crescer 2024 e Academia de Futebol, sendo que os mesmos, atualmente, têm o prazo limite de 30 de setembro e 31 de dezembro 2025, respetivamente.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Castelo Branco começou por elogiar a capacidade e a visão do presidente da Associação de Futebol para o desenvolvimento da prática do Futebol e Futsal.

Leopoldo Rodrigues explicou que “este protocolo visa o apoio de atividades que promovem o território, trazem gente até Castelo Branco e, com a presença destas pessoas, podemos apresentar Castelo Branco, criar dinâmicas económicas e, por outro lado promover e vivenciar a prática desportiva, neste caso específico, o Futebol”.

Quanto à Academia de Futebol e à nova sede da associação, o presidente da Câmara de Castelo Branco realçou que são “projetos estruturantes e potenciam Castelo Branco para o futuro” e acrescentou que os atraso nos prazos estão relacionados com a dimensão da obra e com dificuldades encontradas pela empresa à qual foi adjudicada.

Leopoldo Rodrigues frisou que “da nossa parte fazemos aquilo que nos compete: identificar vontades, avaliar as condições para implementar projetos e, posteriormente, concretizá-los. A Academia de Futebol é um projeto estruturante. O relvado está a consolidar-se e temos uma expectativa muito grande relativamente aos dois equipamentos que vão complementar e potenciar a Academia – bancadas e o pavilhão”.

De referir que, durante a sessão, os dois responsáveis mostraram-se disponíveis e motivados para continuar e consolidar a estreita parceria entre Câmara Municipal e a Associação de Futebol de Castelo Branco no futuro.

Ricardo Pires Coelho