A Assembleia Municipal de Oleiros aprovou, por unanimidade, o Relatório de Contas de Gerência do ano de 2022. O Município conta em nota que tinha um orçamento aprovado no montante de 14.968.873€ e executou 95% da receita do mesmo. Quanto à despesa, a Câmara Municipal atingiu uma taxa de execução de 80%, valores que “refletem uma boa gestão orçamental”, afirma a autarquia em nota.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Miguel Marques, afirmou que o ano de 2022 “trouxe-nos desafios acrescidos pela inflação, aumento de custos fixos como a água, eletricidade, combustível, entre outros por causa da guerra e seus efeitos mundiais”. Ainda assim, acrescenta, que o Município “conseguiu cumprir com todas as suas obrigações, manter um considerável nível de investimento e continuar a assegurar serviços aos nossos cidadãos”. O ano 2022 ficou também marcado pela transferência de competências na área da Educação, traduzindo-se num “considerável reforço da despesa direta para este setor por parte da autarquia que conseguiu, mesmo assim, salvaguardar a boa saúde financeira”, frisou Miguel Marques.
O Município de Oleiros tem mantido o equilíbrio orçamental, ou seja, “em 2022 o montante das receitas correntes cobre as despesas correntes mais as amortizações médias de empréstimos, registando-se uma poupança corrente no montante de 1.058.878 milhões de euros, registando-se um superavit corrente para financiamento de investimentos”.
A autarquia menciona ainda que, dos 3.269.386€ previstos em 2022 ao nível de investimentos, o Município de Oleiros executou cerca de 75%, o que reflete que grande parte dos investimentos previstos foram concretizados.
O Relatório de Prestação de Contas 2022 foi também aprovado por unanimidade, antes da Assembleia, na reunião do executivo municipal.