26.7 C
Castelo Branco
Domingo, Julho 27, 2025
Início Site

Entrevista Bia Maria e JÁFUIPEDRO – 25-07-2025

Entrevista Bia Maria e JÁFUIPEDRO - 25-07-2025

Bia Maria e JAFUIPEDRO são os convidados de mais uma sessão do Pêndulo, que vai acontecer esta 6ªfeira, 25 de julho, às 21h45, na Alcáçova do Castelo de Castelo Branco, com entrada gratuita.

Ambos vão mostrar o resultado do trabalho realizado durante a residência artística, que aconteceu durante esta semana na Fábrica da Criatividade.

Os dois cantores estiveram à conversa com o Ricardo Pires Coelho, no Dois Dedos de Conversa, para revelarem um pouco sobre o espetáculo que vai ser apresentado.

Detenção por tráfico de estupefacientes em Idanha-a-Nova

polícia judiciária

A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, em estreita articulação com a Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, a Diretoria do Centro e o Laboratório de Polícia Científica, deteve em flagrante delito, um cidadão nacional, que se encontrava a vender estupefacientes a festivaleiros do “Boom Festival 2025”, em Idanha-a-Nova, no último dia do festival.

A Polícia Judiciária explica que, quando foi detido o homem procedia à venda dos mais diversos estupefacientes, tendo sido apreendidos 28 pastilhas de MDMA, 15 gramas de Ketamina, 15 gramas de canábis, 3 balanças de precisão, pequenas saquetas para embalamento individual e ainda 500€ e 320 dólares americanos em numerário, provenientes das vendas.

O detido, com 32 de idade, irá ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

O Inquérito é titulado pelo DIAP de Castelo Branco.

GNR recolheu Coruja das Torres

GNR recolheu Coruja das Torres

O Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, através do Serviço de Proteção e do Ambiente da Sertã, recolheu uma Coruja das Torres (Tyto Alba), no concelho de Proença-a-Nova.

Segundo esta força de segurança, no decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do Serviço de Proteção e do Ambiente foram informados por um popular que a ave se encontrava caída no chão, junto a um café, aparentemente debilitada e desorientada. No seguimento da ação, deslocaram-se de imediato ao local, onde recolheram a ave, e realizaram o seu transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.

Vagas abertas para mais um Cuidar de Quem Cuida

Vagas abertas para mais um Cuidar de Quem Cuida
Fotografia: Ricardo Pires Coelho.

A Junta de Freguesia de Castelo Branco volta a promover mais uma edição do programa Cuidar de Quem Cuida, a decorrer nas duas últimas semanas de agosto.

Custeado pelo Fundo de Emergência Social da Junta de Freguesia de Castelo Branco e apoiado pelas diversas parcerias, ao longo de duas semanas estão programas diversas iniciativas e atividades de entretenimento e lazer direcionadas para crianças, jovens e adultos com necessidades especiais ou portadores de diferenciadas limitações. As inscrições são gratuitas, estão disponíveis de 12 vagas por semana.

Desde 2023 que este programa pretende atenuar a sobrecarga dos cuidadores, numa altura que instituições têm as portas fechadas ou limitadas, referiu o presidente da Junta de Freguesia, em conferência de imprensa.

José Pires afirmou que levar em diante esta iniciativa é “muito importante” e de um grande significado, que abrange três desígnios.

Como esclareceu o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, este ano o Cuidar de Quem Cuida funciona de 2ª a 6ªfeira, horário diurno. Apenas no último sábado de agosto, dia 30, haverá uma festa de encerramento, estando todos os envolvidos no programa convidados.

José Pires adiantou ainda que o objetivo é tornar esta atividade mensal, no próximo mandato, caso se mantenha na liderança da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Vagas abertas para mais um Cuidar de Quem Cuida

Ricardo Pires Coelho

Maria da Natividade Pires presente no II Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Cabo Verde

Maria da Natividade Pires presente no II Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Cabo Verde

Maria da Natividade Pires, docente da Escola Superior de Educação, de Castelo Branco, foi convidada pela Universidade de Cabo Verde para proferir uma conferência no II Simpósio Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Cabo Verde.

A iniciativa, que contou com o Politécnico de Castelo Branco como membro da Comissão Organizadora, decorreu na cidade da Praia, Santiago, tendo sido a comitiva recebida pelo presidente da República de Cabo Verde e pelo presidente do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, com sede em Cabo Verde, e cuja presidência, sendo rotativa pelos países da CPLP, é atualmente da responsabilidade de Portugal.

Maria da Natividade Pires, em conjunto com a docente da Universidade de Évora, Ângela Balça, dinamizou também um workshop sobre comunicação e promoção da leitura através de textos multimodais.

Dos cinco docentes convidados para proferir palestras, dois são oriundos de instituições portuguesas e três de universidades brasileiras.

IPCB apresenta Plano Estratégico para as Aldeias Bauhaus Euroace

IPCB apresenta Plano Estratégico para as Aldeias Bauhaus Euroace

Daniel Raposo, Domingos Santos e João Neves, docentes e investigadores do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, são os autores do Plano Estratégico das Aldeias Bauhaus EUROACE (2023–2030), apresentado publicamente em Arronches, numa cerimónia organizada pela CCDR Alentejo, em cooperação vai servir como suporte para candidaturas à 8ª convocatória do Programa Interreg Espanha Portugal, enquadrada na Prioridade 6, que visa a cooperação transfronteiriça para estratégias multissetoriais em zonas rurais.

O IPCB refere que o plano identifica como área funcional as “Aldeias Bauhaus na EUROACE”, incluindo concelhos de Portugal e de territórios da Extremadura espanhola. A estratégia responde ao desafio demográfico, ao despovoamento e à falta de coesão territorial, propondo um modelo de desenvolvimento rural mais participativo, cooperativo, criativo e inovador.

Mais do que um documento técnico, o documento é encarado como uma convocatória à ação, envolvendo agentes locais e regionais, de forma a responder aos desafios do interior rural e acelerar a revitalização económica, social e cultural da eurorregião EUROACE, em plena sintonia com os princípios da Nova Bauhaus Europeia (sustentabilidade, estética e inclusão).

“O Vestido da Minha Vida” em exposição em Oleiros

26 jul “O Vestido da Minha Vida” em exposição em Oleiros

A Galeria Municipal de Oleiros tem patente a exposição “O Vestido da Minha Vida”, até 14 de setembro.

Ao todo são 18 vestidos de noiva antigos, sendo o mais antigo de 1975. A mostra reúne vestidos de noiva recolhidos junto de particulares de todas as freguesias do concelho oleirense. Além do vestido nupcial, a exposição tem também ramos de flores, gravatas de noivo, convites de casamento, lembranças, entre outros materiais relacionados com a celebração do casamento.

Mais do que uma simples mostra de vestidos de noiva, a autarquia de Oleiros refere que esta é uma verdadeira celebração da história, da moda e da arte de costurar. Cada vestido representa um momento singular e marcante na vida de uma mulher, simbolizando o amor, o compromisso e a entrada numa nova fase da vida.

Ao visitar esta exposição, o público é convidado a embarcar numa viagem através do tempo, observando como o vestido de noiva evoluiu ao longo das décadas. As peças expostas refletem mudanças culturais, sociais e estéticas, revelando não só a transformação das tendências da moda, mas também das próprias expectativas e vivências em torno do casamento.