Até 10 de agosto, Proença-a-Nova recebe a residência artística do francês Erik Samakh, uma iniciativa da responsabilidade da ADXTUR, parceira do Projeto Entre Serras – Europa Criativa.
As Aldeias do Xisto têm sido palco de diversas intervenções artísticas que partem das condições únicas da região para criar uma simbiose perfeita entre arte, tradição e natureza. Cunqueiros, no concelho proencense, acolhe esta residência artística, que tem como objetivo sensibilizar para a proteção da biodiversidade e de conservar determinados espaços selvagens através do envolvimento da comunidade local, como é explicado em nota. Erik Samakh, juntamente com habitantes e outros artistas da região convidados, leva a cabo esta original ação que espelha a sociedade contemporânea, destacando as oportunidades e os desafios associados à relação entre o rural e o urbano.
A iniciativa promove a reflexão sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente e das tradições locais, com vista à construção de um futuro mais sustentável, englobando várias iniciativas, de entre as quais a instalação da obra “Pedras (Stones)”, um observatório de aves construído em pedras de xisto, no lugar de Carvalhoso.
Promovida pela ADXTUR, em parceria com a Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros, o Ecomuseu da Floresta e o Município de Proença-a-Nova, esta residência artística reforça o compromisso destas entidades na promoção de práticas sustentáveis, fortalecendo laços comunitários através de uma abordagem artística inovadora.