A edição de 2024 do Penamacor Vila Madeiro já arrancou e contou com a tradicional festa no Recinto de Nossa Senhora do Incenso, no primeiro dia, e, no dia seguinte, houve o tradicional cortejo de tratores.
A iniciativa volta a assinalar esta quadra festiva e, até dia 25 de dezembro, são várias as propostas para toda a família.
O arranque fez-se com a inauguração da exposição “A Fortaleza de Penamacor através da Arqueologia e Documentação Histórica”. A animação deslocou-se, depois, da vila para o Recinto da Nossa Senhora do Incenso, onde iriam decorrer as atuações de Virgílio Faleiro e de Quim Barreiros e com a já habitual animação itinerante e musical com Emanuel Silva com Lois & Amigos, com o Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor, com a Orquestra Académica “Já B’ubi & Tokuskopus” e com os Trovadores da Beira, além de vários grupos espontâneos, conta a Câmara de Penamacor.
No segundo dia a festa continuou com o já habitual cortejo de tratores que carregou a lenha desde o Recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao Adro da Igreja Matriz e com o espetáculo “Uma noite ao som de Michael Bublé”, com a convidada especial Rita Guerra.
Estas foram algumas das iniciativas e animações nos dois primeiros dias do Penamacor Vila Madeiro. Durante a inauguração, o presidente da Câmara de Penamacor agradeceu a todos os que permitem que este evento seja possível o empenho demonstrado que permite abrilhantar a vila nesta altura. António Luís Beites Soares adiantou que o Município submeteu esta semana a candidatura dos Madeiros do concelho a Património Imaterial Nacional e espera que “em 2025 possamos ter esse selo”.