A Operação Integrada de Gestão da Paisagem de Corgas, concelho de Proença-a-Nova, foi aprovada em Conferência Procedimental, realizada por videoconferência. Depois de Penafalcão, Alvito da Beira, Fórneas avançarem para próxima fase, recentemente aprovadas, foi a vez de Corgas.
O presidente da Câmara de Proença-a-Nova reafirma ser “imperativo que todos façam o que lhes compete”, frisando ser também “motivo de orgulho já termos as quatro Operações Integradas de Gestão da Paisagem do concelho aprovadas com dotação financeira para realização das ações de transformação da paisagem e tornar os territórios mais resilientes aos eventos de incêndios florestais”. João Lobo acrescenta que se deu início agora a um propósito de alteração terá bons frutos no médio-prazo e o concelho está, mais uma vez, na linha da frente.
Na conferência procedimental da Operação Integrada de Gestão da Paisagem de Corgas, deliberou-se validar um montante de 2.501.000€, o equivalente a um custo de 2.568,70€ por hectare, sendo previsto que o prazo de execução do projeto fique concluído dentro de dois anos, estipulado como limite para a execução e financiamento global do projeto. De acordo com a proposta apresentada, à responsabilidade da Entidade Gestora Pinhal Natural está uma área total de 1.385,4he.