O Município de Castelo Branco apresentou o Anteprojeto de Infraestruturas para a construção de um edifício de apoio ao Clube Desportivo e Recreativo de Escalos de Cima, bem como a requalificação do espaço envolvente.
O futuro equipamento pretende valorizar o movimento associativo, permitindo melhorar significativamente as condições existentes, criando um espaço mais funcional, seguro e versátil, capaz de acolher diversas atividades desportivas, recreativas, culturais e sociais desenvolvidas pela Associação, ao serviço da população local, dá a conhecer a autarquia albicastrense. O novo edifício proposto terá garagem/arrumos, gabinete administrativo, salão, instalações sanitárias, zona exterior coberta, zona com relvado, árvores e bancos, e um parque de estacionamento com cerca de 8 lugares.
Conforme explicou o presidente da Câmara de Castelo Branco, este ainda não é o projeto definitivo da obra, uma vez que esta apresentação serviu, precisamente, para “ouvir a população e recolher aspetos de alteração e melhoria”, de forma a concretizar “o aumento das instalações há muito desejadas”, aproveitando “um terreno que a Câmara comprou, do outro lado da estrada, paredes meias com a atual sede do Clube”.
Leopoldo Rodrigues destacou que, atualmente, a freguesia de Escalos de Cima apresenta “um volume de investimento que há muito tempo não tinha”, referindo a ampliação do Cemitério (cujas obras estiveram paradas devido à existência de uma conduta na propriedade que não era do conhecimento da equipa aquando do projeto e que obrigou a parar a obra, envolvendo um conjunto de entidades, mas em breve irá desenvolver-se), a recuperação de uma casa para a Associação Squalius e o apoio concedido para a construção da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas. O autarca acrescentou que também está registado o facto de “a Associação de Caçadores ambicionar melhores instalações” e a necessidade de alcatroar alguns caminhos.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Escalos de Cima afirmou que a construção de um novo edifício para o Clube “é um desejo já com alguns anos” e que agora se irá materializar. Alexandre Pereira frisou que “estamos numa fase interessante e esperamos que haja evolução para termos uma sede digna para este clube quase centenário”.
Por sua vez, o presidente do Clube Desportivo e Recreativo de Escalos de Cima, Hermenegildo Silva, agradeceu o interesse demonstrado pela Câmara de Castelo Branco nesta construção que será “uma mais-valia para os Escalos de Cima e os seus associados, reconhecendo o papel que o Clube desempenha na freguesia e no concelho”.
