Apoio ao Associativismo abrange 65 Associações do concelho de Castelo Branco

Apoio ao Associativismo abrange 65 Associações do concelho de Castelo Branco

A Câmara de Castelo Branco assinou Protocolos de Cooperação Financeira com 65 Associações de 15 freguesias do concelho, no seguimento das candidaturas apresentadas ao Apoio à Atividade Regular – Cultural/Recreativa, Artística/Performativa, Ambiental e/ou Educativa, nos termos do Regulamento do Apoio ao Associativismo do Município.

Os candidatos tiveram que entregar o Plano Anual de Atividades, Orçamento e Relatório de Atividades e Contas relativo ao exercício do ano anterior devidamente aprovados, explica a autarquia albicastrense.

Esta ação segue a política de proximidade levada a cabo pelo atual Executivo, “a pensar no bem-estar e na melhoria das condições de vida da população, contribuindo para a realização de projetos em prol da comunidade e do desenvolvimento do concelho”.

A autarquia de Castelo Branco diz que revela “uma estratégia assumida de rigor e transparência, divulgando a lista de apoios contratualizados com entidades”.

A aposta da Câmara Municipal no contínuo e crescente fortalecimento da relação com as associações “assenta nas reconhecidas importância e relevância social e económica que estas representam na sociedade, procurando prestar serviços de qualidade”.

O número de associações abrangidas pelos apoios “tem vindo a aumentar”. A Câmara de Castelo Branco revela que, através de um processo equitativo e transparente, este ano foram apoiadas 65 associações; em 2024, tinham sido apoiadas 48 associações; e em 2023, foram apoiadas 37 associações. Este ano, registou-se um financiamento total que ronda os 280 mil euros, um aumento de cerca de 47% em relação a 2024, quando o montante se cifrou em 190 mil euros.