Ano Letivo 2025/26 da USALBI regista subida de 12% em matrículas

Ano Letivo 202526 da USALBI regista subida de 12% em matrículas

A USALBI – Universidade Sénior Albicastrense – iniciou oficialmente o ano letivo 2025/26 com um crescimento de 12% nas matrículas, retomando assim os rácios anteriores ao período da pandemia.

A abertura decorreu em dois momentos distintos. Num primeiro momento, no auditório do Centro Cultural de Alcains, com a sala repleta de alunos, “refletindo o dinamismo do polo local, que já reúne 199 pessoas inscritas”, frisa a instituição.

Arnaldo Braz, diretor da USALBI, sublinhou que Alcains é hoje um verdadeiro exemplo de vitalidade, com dimensão para ser uma universidade sénior autónoma. Também Milene Santos, presidente de Junta de Freguesia, destacou a importância da USALBI como projeto único no país, pela sua dimensão e pela presença em todo o concelho, deixando palavras de incentivo à comunidade sénior. Já Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, realçou que a USALBI, com cerca de 1.500 alunos, é uma instituição singular a nível nacional e lançou o desafio a todos os participantes para que se tornem embaixadores do projeto, promovendo a adesão de mais seniores às atividades para um envelhecimento ativo e saudável.

No segundo momento, a cerimónia prosseguiu na sede da USALBI, em Castelo Branco, onde o diretor da instituição apresentou os números globais de inscritos: 726 alunos na sede e 715 nos polos de freguesia, evidenciando um crescimento que confirma a relevância da universidade sénior na vida da comunidade. Em nota é referido que, entre as novidades para este ano letivo, destacou-se a introdução da disciplina de golfe.

Na sua intervenção, José Pires, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, também reforçou o papel da USALBI como referência nacional na resposta às necessidades da população sénior, salientando o prestígio da instituição. Já nesta ocasião, o presidente da Câmara de Castelo Branco sublinhou que o investimento municipal na Universidade Sénior não deve ser entendido como despesa, mas sim como um investimento nas pessoas, acrescentando que a USALBI se tem afirmado como uma verdadeira incubadora de artes e talentos, desde a escrita até à música, às artes plásticas e ao desporto.