“Amável, O Pugilista Gentil”, livro que marca a estreia de Ozzy, pseudónimo do ilustrador e autor Miguel Fernandes, no universo BD, foi apresentado na Biblioteca Municipal José Baptista Martins, em Vila Velha de Ródão. Naquele que foi encontro quase familiar, já que o autor tem raízes no concelho, Miguel Fernandes falou sobre o seu percurso académico e profissional e desvendou um pouco do processo criativo que levou à conceção desta obra.
Tendo como personagem principal Amável, um pugilista gentil e repleto de paradoxos, o livro tem conquistado leitores graças à sua ironia subtil, humor e capacidade dar conta da importância das lutas que travamos no quotidiano. O convite para se lançar na aventura editorial partiu da Penguin Random House, que desafiou o autor a transformar uma história inicial de nove páginas num livro a publicar sob a chancela Iguana, dedicada à BD, como contou Miguel Fernandes na apresentação.
Inspirado no pugilista argentino Nicolino Locche, que se sagrou campeão mundial da categoria cruzador sem desferir um murro, cansando os adversários ao esquivar-se aos seus golpes até os fazer cair ao tapete, esta é uma obra que explora os temas da masculinidade e das suas fragilidades.
Miguel Fernandes explicou que “foi um livro que concebi para me rir de mim próprio enquanto homem e para que as outras pessoas também se possam rir de si próprias, pois somos muito mais saudáveis quando o sabemos fazer e sabemos reconhecer as nossas qualidades e os nossos defeitos”. O autor dedicou o livro à avó Maria Augusta, “uma das mulheres mais valentes e gentis que conheci na minha vida”.
Miguel Fernandes, ou Ozzy, nasceu em Castelo Branco, é licenciado em Artes Plásticas e mestre em Ilustração e Animação, residindo atualmente em Braga, onde é cofundador do Ateliê Cobalto. Dos diferentes trabalhos publicados, é coautor do livro infantojuvenil “As Iludências Aparudem” (2024), bem como da edição gráfica do álbum “A 13 Palmos da Sorte”, da banda Wakadelics. De entre os próximos projetos do autor, constam uma coletânea sobre contos tradicionais portugueses, desenvolvida em colaboração com o antropólogo Jorge Vaz e a continuação das aventuras do pugilista Amável, cujo segundo volume se encontra em preparação, como o próprio revelou.