Vinte cinco alunos, entre os 15 e os 19 anos de idade, do 1º e 2º anos do curso de Técnicos de Desporto da EPRIN – Escola Profissional da Raia -, em Idanha-a-Nova, percorreram parte da Via Ferrata, no Trilho Internacional dos Apalaches, em Oleiros.
O objetivo da saída para campo consistiu em desenvolver técnicas de escalada e manobras de cordas. A autarquia oleirense conta que o tempo chuvoso não o permitiu, mas as duas dezenas e meia de jovens, grande parte oriunda de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, ficaram a conhecer os segredos que envolvem este território do concelho de Oleiros.
Nuno Mateus, um dos professores que acompanhou a visita, explica que “a maioria dos jovens nunca tinham visto serras tão altas” e que foram explicando no que consiste a GR38 – Trilho Internacional dos Apalaches. Este responsável destaca que “é importante que os estudantes possam sair do contexto de sala de aula, até porque são alunos de Desporto, e poder diversificar as atividades, também praticadas na natureza”.
Os alunos e professores visitaram a Cascata de Água da Fraga D’ Alta, no Orvalho, onde almoçaram no parque de merenda.