Na aldeia de Pereiros, nomeadamente, na Rua do Forno, na freguesia de São Vicente da Beira, concelho de Castelo Branco, foram requalificados um forno comunitário e o respetivo largo. As obras de recuperação tiveram apoio por parte da Câmara albicastrense.
Durante as festas em honra de São Lourenço, a população local efetuou uma visita às novas instalações, que já estão à disposição da comunidade. Um momento que contou com a atuação do Grupo de Bombos ‘Os Vicentinos’.
De acordo com a Câmara e Castelo Branco, a empreitada de requalificação do forno comunitário contemplou o espaço interior e exterior, nomeadamente com a execução dos revestimentos das paredes e pinturas generalizadas. O pavimento interior foi rebaixado em cerca de 50cm de altura, para facilitar o acesso à porta do forno que é de alumínio a imitar madeira. Foi colocado um pavimento de ladrilho, bem como tubagem em PVC e um canal com grelha galvanizada para o escoamento das águas superficiais provenientes das lavagens do pavimento que possam ser realizadas. Foi também inserido um lava-loiça em pedra e uma torneira. Procedeu-se à instalação de uma estrutura metálica para receber a cobertura de telhas, incluindo telhas de vidro para iluminação natural e execução do beirado à portuguesa. As paredes de xisto existentes foram requalificadas e as restantes paredes foram rebocadas e pintadas de cor branca.
Quanto à estrutura do forno, houve recuperação das paredes interiores e exteriores com recurso a argamassas adequadas a altas temperaturas e tijolos refratários, e execução de uma chaminé para extração dos fumos.
A decorar o local estão alguns elementos, como uma peneira e um tabuleiro, usados anteriormente naquele forno e que foram doados por pessoas da terra.
Relativamente aos apontamentos realizados no largo onde se encontra o forno comunitário, foram colocadas pedras novas em granito para servirem de bancos e foi feita a limpeza, o reboco e a pintura do muro e da fonte existentes.