O Alcains venceu este domingo, 29 de setembro, em casa, frente ao Mortágua, por 3 a 1.
O jogo decorreu no Campo António Trigueiros de Aragão, a contar para a 5ª jornada do Campeonato de Portugal, da série C.
Os dois emblemas necessitavam de pontuar e, nos primeiros 45 minutos, apresentaram-se taticamente bem estruturados na defesa e no ataque, num futebol apoiado com desmarcações pelos extremos. Só de bola parada criavam algumas oportunidades. Ao minuto 26, bola recuperada na zona do meio campo por Pietro colocou em profundidade entre os defesas para Cissé, que dentro da área, cruzou a bola que atravessou toda a área, e na passada ao Jochua rematou colocado e dá vantagem ao Alcains na primeira oportunidade. Até ao Intervalo o Alcains controlou o jogo numa toada mais lenta, oponde-se aos lances do ataque do Mortágua.
No reatamento, o Mortágua entrou a pressionar e ao minuto 47, Anderson faz falta sobre Frank, no interior da área, e o árbitro apontou penalti. João Pais faz o empate. O Alcains estava com dificuldades em sair com bola controlada, mas ao minuto 52, um contra-ataque pelo lado esquerdo, bola cruzada a meia altura, Tiago Dias ao intersetá-la faz autogolo e dá vantagem para a equipa da casa. O Alcains, ao minuto 54, fica reduzido a 10 jogadores por acumulacão de cartões amarelos de Anderson. O treinador da equipa da casa faz recuar as linhas, dando o meio campo ao adversário, no sentido de intersetar as jogadas longe da zona de finalização.
Ao minuto 61, numa reposição de bola em jogo, o guarda-redes do Alcains colocou-a na área adversária. Na disputa da mesma Cissé tem uma entrada à margem das leis sobre Silva e o árbitro mostrou-lhe cartão Vermelho direto.
Até final os jogadores do Mortágua não tiveram arte nem engenho para ultrapassar a capacidade de luta, organização e o espírito de entreajuda dos 9 jogadores. Aos 81 minutos é assinalado um livre junto à bandeira de canto do lado direito, a castigar uma entrada mais ríspida, do defensor do Alcains e o Mortágua colocou 10 jogadores na área, com o guarda-redes Nando na linha do meio campo a corrigir as posições. Mas isso não serviu de muito. Na marcação do mesmo a bola ressaltou para Baffour, que percorreu meio campo com a bola controlada aproveitando o adiantamento do guarda-redes, desmarcou Vinicius, sem oposição rematou para terceiro golo.
O treinador do Alcains referiu que este foi um jogo caraterístico de duas equipas com poucos pontos, onde a carga emocional sobressaiu bastante.
Ricardo Costa realçou o facto de, ao contrário de nos outros jogos, o Alcains ter conseguido concretizar na primeira oportunidade.
Ricardo Costa, técnico do Alcains, destacou o trabalho dos seus jogadores em campo que, mesmo estando em número inferior, venceram por 3 a 1, em casa, frente ao Mortágua.
Ricardo Pires Coelho/Francisco Carrega