Amizade, abraço, carinho, simpatia e bondade foram as palavras escolhidas para comemorar o Dia Escolar da Não Violência entre os alunos do 1º e 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.
O desafio era simples, diz a autarquia proencense. Cada criança retirava uma pulseira, lia a palavra aos colegas de turma, colocava a pulseira no braço, quando existisse uma situação em que a criança se sentisse com raiva, irritada ou chateada, devia olhar para a pulseira e respirar devagar três vezes. No âmbito desta ação promovida pela CPCJ de Proença-a-Nova, foi ainda distribuído pelas professoras, o livro “Beliscaram a minha felicidade”, da autora Diana Ginja, para trabalhar de forma lúdica esta temática.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.