A Associação de Futebol de Castelo Branco vai organizar nos dias 14 e 15 de setembro, uma Formação Específica de Tutores, destinada aos treinadores que satisfaçam o perfil solicitado e que irá contribuir para a criação de uma Bolsa de Tutores da Federação Portuguesa de Futebol.
Os candidatos terão de preencher um conjunto de requisitos, como faz saber a organização em nota. A saber: disponibilidade para o exercício da função; possuir TPTD de Treinador de Grau II válido (de Futebol ou de Futsal, conforme a formação de tutores); deter diploma UEFA “B” válido (de Futebol ou de Futsal, conforme a formação de tutores); ter experiência de, pelo menos 5 anos, como Treinador na preparação e direção de equipas em quadros competitivos federados; não ter no seu cadastro desportivo qualquer sanção disciplinar grave ou muito grave, tanto no Futsal e no Futebol Não-Profissional como no Futebol Profissional.
A formação será dividida em dois dias, sendo que a 14 de setembro, o foco será o Futebol e a 15 de setembro, a incidência estará no Futsal. A iniciativa irá decorrer na sede da associação albicastrense, no período da manhã, a partir das 9h.
Os interessados devem efetuar a inscrição até 10 de setembro, através da internet.
A Associação de Futebol de Castelo Branco diz que esta sessão surge da relevância, cada vez maior, que o Plano Nacional de Formação de Treinadores tem dado ao papel dos Tutores no processo de formação de novos técnicos.
A regulamentação atual passou a prever que os agentes que desempenham este papel têm que obter formação específica, de um mínimo de cinco horas, organizada por cada Associação de Futebol, e temporalmente antecedente ao início dos estágios. A Formação Específica de Tutores tem a validade de três épocas desportivas e não está sujeita a circunscrição geográfica. O certificado de UEFA desta formação contínua específica será utilizado como comprovativo.