AEBB apresentou uma alavanca para a internacionalização das PME agroalimentares artesanais

AEBB apresentou uma alavanca para a internacionalização das PME agroalimentares artesanais

A AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa -, como entidade copromotora, promoveu a sessão de apresentação do projeto “Export Plus – Sistema de Apoio à Internacionalização das PME Agro-Alimentares Artesanais”, uma iniciativa dinamizada no âmbito do Programa EP Interreg VI A Espanha-Portugal 2021/27.

O evento contou com a presença de empresários da região ligados a diversas fileiras do agroalimentar, bem como de representantes de algumas das entidades beneficiárias dos dois lados da fronteira.

A associação de Castelo Branco conta que Francisco Quirós, diretor Internacional da Landaluz e líder do projeto, apresentou o projeto, uma iniciativa que visa capacitar as empresas agroalimentares para melhorar a competitividade empresarial, através da formação e capacitação, bem como gerar estruturas de apoio à sua expansão internacional nos mercados europeus.

Na sua intervenção, destacou que o “Export Plus” inclui atividades como a criação de um catálogo comercial com produtos das empresas participantes, a identificação de representantes comerciais em 15 mercados europeus, a implementação de um sistema de logística e a participação em ações de promoção internacional, incluindo feiras, missões inversas e promoções em pontos de venda.

Paralelamente à sessão foi realizada uma Mostra de produtos da região da Beira Baixa, proporcionando oportunidades de interação e Networking entre os participantes. O projeto “Export Plus” pretende ser uma alavanca significativa para a internacionalização das PME agroalimentares artesanais, fortalecendo a presença dos produtos da região em mercados europeus e promovendo o crescimento económico sustentável.