A Associação Desportiva Cultural de Proença-a-Nova sagrou-se a grande vencedora da Taça de Honra “José Farromba”, da Associação de Futebol de Castelo Branco.
A equipa do pinhal venceu por 4 a 3 a Académica do Fundão, num encontro que decorreu no Estádio do Bairro do Valongo, em Castelo Branco.
Esta é a segunda vez que o Proença-a-Nova conquista da Taça de Honra José Farromba, a primeira foi na época de 1999/2000.
Em campo estiveram duas boas equipas, onde o resultado final podia pender para qualquer dos lados. O encontro teve todos os ingredientes de uma grande final, público, golos, emoção e incerteza no marcador até ao último apito do árbitro.
Ao longo dos 120 minutos houve jogadas bem delineadas de ambos os conjuntos, em que o marcador foi alterando, já no prolongamento. Aos 28 minutos do prolongamento, o Proença-a-Nova conseguiu fazer a vantagem e assim vencer o jogo. Assim, com esta vitória, a equipa do pinhal garantiu a sua presença na Taça de Portugal na época de 2023/24.
No rescaldo da partida, o técnico do Proença-a-Nova realçou o facto dos jogos frente ao Fundão durante esta época terem sido sempre muito intensos, assim como foi esta final.
Fernando Casquinha afirmou que são “vencedores justos, procurámos pela nossa sorte”.
Fernando Casquinha, treinador do Proença-a-Nova, após a vitória frente ao Académica do Fundão por 4-3, vencedor decidido em prolongamento.
De referir ainda que no momento da entrega da Taça de Honra “José Farromba”, o clube do pinhal realizou uma homenagem póstuma a Rute Casquinha, esposa do técnico.
Francisco Carrega/Ricardo Pires Coelho