Com mais alunos do que no ano anterior, quatro novas disciplinas e o apoio de 11 formadores voluntários, a Academia Sénior de Oleiros já iniciou o ano letivo de 2024/25 com um espírito renovado de convívio e muita vontade de aprender, promovendo o envelhecimento ativo e a ocupação dos tempos livres.
A cerimónia de abertura lotou o auditório da Casa da Cultura de Oleiros.
A autarquia conta que na ocasião, o presidente da Câmara oleirense mostrou-se satisfeito com a sala cheia, “o que prova que este projeto está a ser bem acolhido”. Miguel Marques espera que “para o ano esta cerimónia possa acontecer num local com mais espaço, o que significará que mais alunos se juntaram a esta família”.
Já o vice-presidente da autarquia agradeceu “a disponibilidade de todos os professores e coordenadores, que de forma voluntária dedicam parte do seu tempo a este projeto”. Paulo Urbano afirmou que “sem este empenho, o projeto não existiria”, assim como à equipa coordenadora.
Por sua vez, Telma Veríssimo, uma das coordenadoras do projeto, apresentou a programação do ano letivo, que conta com novidades.
A Academia Sénior de Oleiros, dirigida a pessoas com mais de 55 anos, continua a manter e a atrair novos membros, que procuram novas aprendizagens, aprofundar conhecimentos e socializar com outros seniores.
Ao longo do ano, os alunos vão poder participar em viagens de estudo, workshops, encontros intergeracionais, entre outros.
A Academia Sénior de Oleiros, uma iniciativa que teve início há nove anos, integra a RUTIS – Associação da Rede de Universidades da Terceira Idade.