Novo nome, novas ideias… Mas mantém-se o espírito de convívio e aprendizagem entre todos. Foi desta forma que teve início a aula inaugural da Academia Sénior de Oleiros, perante uma plateia lotada com alunos, professores e coordenação deste renovado projeto.
A autarquia refere que na ocasião o presidente da Câmara Municipal explicou que era importante introduzir algumas mudanças no projeto que anteriormente se intitulava Universidade Sénior, afirmando que “temos de estar em constante renovação e adaptarmo-nos aos tempos atuais, o que com o vosso espírito jovem e abertura para aceitar novos desafios, torna tudo mais fácil”. Miguel Marques mostrou estar aberto para ouvir as sugestões que possam surgir.
Por sua vez, Telma Veríssimo, uma das coordenadoras do peojeto, apresentou o plano para este ano letivo, destacando sobretudo as novidades, sendo elas, as disciplinas de Walking Football, Inglês e Costura. No entanto, diferenças em relação ao ano anterior não se ficam por aqui, irá haver a possibilidade da realização de workshops (que para já se iniciam com danças de salão e culinária), a implementação de Atividades Intergeracionais e ainda o facto de agora pertencerem à Associação Rede de Universidades da Terceira Idade. Todos os alunos e formadores ficam associados e têm direito a um cartão, que lhes dará descontos em vários locais de lazer e serviços.
Já Paulo Urbano, vice-presidente da Câmara de Oleiros, lançou um desafio a todos os presentes, uma exposição de final de ano composta por vestidos de casamento de outros tempos.
A Academia Sénior de Oleiros é agora parte integrante do Setor de Desporto, Juventude e Envelhecimento Ativo, contando em 2023/24 com 125 alunos e 14 formadores permanentes.