Estão abertas as candidaturas para apoiar pequenos investimentos nas explorações agrícolas localizadas no território do GAL Pinhal Maior (Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei), com uma dotação orçamental global de 220.772,34€.
Esta medida visa fomentar o investimento agrícola, permitindo a melhoria da capacidade produtiva das explorações e incentivando a adoção de práticas sustentáveis, fundamentais para o futuro do setor.
A autarquia de Proença-a-Nova diz que podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola, sendo apenas permitida uma candidatura por beneficiário.
Entre os investimentos elegíveis destacam-se aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, como tratores e alfaias; produção e valorização de produtos endógenos como cogumelos, medronho, cereja, maçã, laranja, limão, mel, azeitona (de mesa e para azeite), amêndoa, castanha, plantas aromáticas e medicinais; e apoio à criação de ovinos e caprinos em regime extensivo.
As candidaturas que promovam modos de produção sustentáveis, nomeadamente o uso eficiente da água, a produção em modo biológico e a utilização de energias renováveis, serão especialmente valorizadas.
Os apoios são concedidos sob a forma de subvenção não reembolsável financiados até 55% para investimentos entre 2 mil e os 50 mil euros; 60% para investimentos em sistemas de irrigação existentes; 50% em investimentos em sistemas de irrigação em novas áreas; e 60% em investimentos de melhoria de desempenho ambiental. O prazo para apresentação das candidaturas decorre até 17 de novembro, devendo a formalização ser efetuada através do Portal da Agricultura ou do Portal do PEPAC.