QUEM SOMOS
A Rádio Castelo Branco é uma das estações emissoras mais antigas da região. Com mais de 30 anos de existência, herda a história, a experiência da Rádio Beira Interior, a qual foi fundada em 1987, ainda como rádio pirata. Hoje é detida pela empresa RACAB – Rádio Castelo Branco, Lda, com sede em Castelo Branco.
AUDIÊNCIA
A emitir na frequência 92FM, a Rádio Castelo Branco assume-se como a principal estação emissora da Região em que está inserida tendo uma área de influência bastante alargada.
Além do seu concelho sede, Castelo Branco (com cerca de 56 mil habitantes), abrange os outros concelhos da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa: Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, que no total somam cerca de 90 mil habitantes.
A audiência da Rádio Castelo Branco está ainda associada ao eixo da Autoestrada A23 entre a Guarda, Covilhã, Fundão e Abrantes.
Além desses territórios, a Rádio Castelo Branco é ouvida em concelhos do Alto Alentejo, casos de Portalegre, Marvão e Castelo de Vide.
A proximidade com Espanha torna a Rádio Castelo Branco internacional, o que a levou a produzir programas bilingue juntamente com uma das maiores cadeias espanholas de rádio, a Onda Cero.
Além destes mercados, a Rádio Castelo Branco pode ser ouvida em todo o mundo, através da internet.
CARATERÍSTICAS
A Rádio Castelo Branco é uma rádio local de cariz regional e assume-se como uma rádio generalista, onde a informação, o desporto e os programas em direto (quer no estúdio, quer no exterior – como acontece com emissões em direto a partir das freguesias e sedes de concelho da região) são uma imagem de marca.
Com um conjunto de profissionais experientes, a Rádio de Castelo Branco apresenta conteúdos informativos regionais diários (isentos e rigorosos) e nos seus programas de prime-time integra rubricas de meteorologia, cultura, desporto e música.
A Rádio Castelo Branco aposta numa informação regional emitida diariamente, a qual é produzida pela nossa redação. Uma informação que aborda as diferentes notícias afetas aos territórios atrás descritos.
A Rádio Castelo Branco tem também um acordo com a Antena 1 para a emissão de informativos nacionais, o que acontece diariamente, de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h. Os programas de entretenimento da Rádio Castelo Branco são já uma referência na região. Além da cuidada seleção musical (onde a música portuguesa marca presença), os nossos programas integram entrevistas com diferentes artistas regionais, nacionais e internacionais.
ESTATUTO EDITORIAL
A Rádio Castelo Branco é um órgão de informação generalista que se orienta pelos princípios da liberdade, do pluralismo e da independência. Pretende assegurar a todos o direito à informação.
A Rádio Castelo Branco manter-se-á independente face ao poder político, económico e religioso, respeitando todas as opiniões e crenças.
A Rádio Castelo Branco privilegiará no seu conteúdo, a informação isenta, rigorosa e objetiva, pautando-se pelo princípio da separação clara entre factos e opiniões.
A Rádio Castelo Branco considera a sua atividade como um serviço de interesse público, com respeito total pelos ouvintes.
A Rádio Castelo Branco estará sobretudo atenta e disponível para a divulgação de acontecimentos e iniciativas de âmbito local e regional, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da região.
A Rádio Castelo Branco defende a igualdade de direitos e deveres de todos os cidadãos, opõe-se a todas as formas de violência e de exclusão económica, social ou cultural, bem como a todas as formas de racismo e xenofobia.
A Rádio Castelo Branco rejeita o escândalo e o sensacionalismo como forma de aumentar audiências, que colocariam em risco a qualidade, isenção e pluralismo do seu trabalho.
A Rádio Castelo Branco incrementará a defesa e a divulgação da língua e cultura portuguesas e incentivará as relações de solidariedade, convívio e boa vizinhança entre as populações abrangidas pela emissão.
A Rádio Castelo Branco promoverá o respeito pelos princípios da ética e deontologia, critérios próprios dos meios de comunicação social.
A Rádio Castelo Branco respeita os direitos dos ouvintes, a ética profissional e os princípios deontológicos dos jornalistas, e cumpre com o n.º 5, do art.º 34º da Lei da Rádio.