Um festival de coração para corações

Um festival de coração para corações
Fotografia: Ricardo Pires Coelho.

O Festival + Solidário, em Castelo Branco, está de regresso com muita música, animação e festa, sem esquecer o fator solidariedade, mantendo o lema “Um Festival com Coração”.

Organizado pela Associação 4 Corações, a 3ª edição vai decorrer entre 2 a 4 de agosto, na Zona de Lazer de Castelo Branco. O cartaz já é conhecido. Para o primeiro sobem ao palco Lon3r Johny, Wet Bed Gang e Cromos da Noite. No segundo dia será a vez do Bispo, Carolina Deslandes e Karetus. E no último dia a música é dos Van Zee, Fernando Daniel e dos DJs Rich & Mendes.

Para este ano, são três os artistas principais em cada dia, destacou Hélder Martins, presidente da associação, à margem da apresentação do evento. Mas há mais novidades, como, por exemplo, campismo indoor, numa parceria com a Albigym.

No cartaz, o Festival + Solidário apresenta outras propostas, num trabalho conjunto com as diversas associações, que acabam também por divulgar o seu trabalho.

Quanto às expetativas, Hélder Martins referiu que esperam poder chegar aos 30 mil visitantes. Até ao momento, comparando com o mesmo período dos anos anteriores, há mais bilhetes vendidos.

Hélder Martins, presidente da Associação 4 Corações, à margem da apresentação da edição de 2024 do Festival + Solidário que revelou que cerca de metade dos bilhetes vendidos são de visitantes fora do distrito de Castelo Branco.

Este ano, o festival envolve cerca de 350 voluntários, 19 associações e 135 empresas.

A apresentação contou com a presença de Anabela Freitas, do Turismo do Centro, que destacou o retorno que o Festival + Solidário tem na região centro, em cerca de 1,5 milhões de euros.

Também José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI, esteve presente neste momento, mostrou-se surpreso pela dinamização e envolvimento deste festival e garantiu continuar a dar apoio “da melhor forma que poder e da melhor maneira que os seus profissionais puderem fazer”. Já o presidente da Câmara de Castelo Branco referiu que a autarquia coorganiza o festival, dando apoio logístico, uma vez mais. Para Leopoldo Rodrigues o Festival + Solidário tem três missões, trazer nomes musicais de referência à cidade; contribui para dinamizar o território; e a vertente solidária.

Ricardo Pires Coelho.