O Município de Oleiros conquistou três galardões na 5ª edição dos Prémios Autarquia do Ano de 2024. Na categoria de Saúde e Bem-estar, o Município foi distinguido pelo Programa de Apoio ao Luto, pelo Projeto Cuidador e pela Unidade Móvel de Saúde.
Este prémio é atribuído pela Lisbon Awards Group e tem como objetivo homenagear os municípios e freguesias que se destacam, em diversas áreas, pela adoção de práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.
Para o presidente da Câmara de Oleiros estas três distinções são “um reconhecimento da importância e inovação de três projetos desenvolvidos pelo Município na área da Ação Social”.
Miguel Marques realça em nota que o reconhecimento é também “o reflexo do empenho da Câmara Municipal de Oleiros em promover a coesão social e o bem-estar de todos os seus munícipes. Não serão muitos os concelhos distinguidos precisamente na mesma área e em três medidas distintas”.
O Município de Oleiros tem-se destacado pelas suas boas práticas sociais e inovadoras e o autarca assegura que é um fator a manter.
De explicar que o Programa de Apoio ao Luto leva aos lugares mais remotos do Concelho, uma psicóloga, com o objetivo de dar apoio psicológico aos munícipes oleirenses que se encontrem em processo de luto. A Unidade Móvel de Saúde, por sua vez, visita as localidades do Concelho mensalmente, disponibilizando gratuitamente serviços de enfermagem à comunidade. Este projeto já recebeu vários prémios nacionais, como o de Município do Ano 2019 na categoria regional Centro atribuído pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades, o Prémio Boas Práticas em Psicologia – Administração Local – 2019 criado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.
Já o Projeto CuidAdor oferece apoio a indivíduos que, por incapacidade ou deficiência, dependem de cuidados básicos ou perderam a sua autonomia.