A Câmara de Castelo Branco entregou a Medalha de Ouro da Cidade ao Príncipe Amyn Aga Khan, no âmbito das comemorações dos 253 anos de elevação a cidade.
O homenageado recebeu agora esta distinção, uma vez que não esteve presente na sessão solene comemorativa, no passado dia 20 de março.
Na mais recente cerimónia, que aconteceu na 6ªfeira, 10 de maio, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara de Castelo Branco justificou a entrega do galardão máximo do município, dizendo que o Príncipe Amyn Aga Khan é um dos embaixadores do Bordado de Castelo Branco.
Leopoldo Rodrigues afirmou que este era “um dia importante para a cidade e para o concelho”, pois foi um dia de “celebrar o mecenas, um homem de cultura e alguém que olhou para algo que em Castelo Branco nos caracteriza e nos distingue, que é o Bordado de Castelo Branco”, disse.
Esta arte encontra-se presente no Palácio da Fundação Aga Khan, em Lisboa, com três painéis a pedido do próprio príncipe, que acompanhou todo o processo.
O autarca referiu que a entrega da Medalha de Ouro da Cidade foi entregue ao Príncipe Amyn Aga Khan, por ser um grande entusiasta do Bordado de Castelo Branco.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco realçou o facto de o Bordado de Castelo Branco ser muito apreciado nas visitas feitas ao Palácio da Fundação Aga Khan.
Na cerimónia, o Príncipe Amyn Aga Khan agradeceu a distinção e disse que é um apreciador do Bordado de Castelo Branco, por ser uma arte sofisticada e que apresenta um grande trabalho artístico.
Ricardo Pires Coelho.