O Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, obteve uma certificação nível “bom”, para todo o hospital, de acordo com o modelo de Certificação da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia acreditada pela International Society for Quality in Health Care (ISQua Accredited Organisation), modelo adotado pela GDS – Direção Geral da Saúde.
Sendo a certificação um processo de melhoria da prestação dos cuidados de saúde aos utentes, o Conselho de Administração da ULS – Unidade Local de Saúde – de Castelo Branco explica que após 7 serviços acreditados pela DGS, comprometeu-se em junho de 2022 a uma candidatura voluntária, com o objetivo de obter a certificação global do hospital, por este modelo aprovado pelo Ministério da Saúde.
Este baseia-se num processo através do qual se verifica e reconhece de que forma os cuidados de saúde prestados aos cidadãos estão de acordo com os padrões de qualidade nacionais e internacionais, aplicáveis às diversas tipologias de unidades de saúde, e, com os eixos prioritários da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde.
A adoção de um modelo nacional de certificação de unidades de saúde tem como objetivo favorecer e impulsionar a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados ao cidadão no Serviço Nacional de Saúde, na vertente clínica, de relacionamento com o cidadão, organizacional, processual, de desenvolvimento profissional e da formação contínua. O objetivo último será alcançar de forma consistente e sustentável a excelência organizacional e colocá-la ao serviço do cidadão.
Assim, após a visita de avaliação por parte da DGS, foi atribuída, desde o passado mês de abril, a certificação global a todo o Hospital Amato Lusitano, com a avaliação de nível “Bom”. Este processo de certificação é conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde da DGS, tendo como referência a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e os procedimentos documentados em vigor no Departamento da Qualidade na Saúde.
Esta certificação e distinção foi, “por um lado uma clara aposta do Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco, mas é sobretudo, o reconhecimento, a dedicação e o envolvimento de todos na melhoria continua dos cuidados de saúde”.
Deste modo representa “um marco significativo no compromisso e responsabilidade dos profissionais em proporcionar cuidados de saúde num ambiente seguro para os nossos utentes, familiares e profissionais de saúde”.
O Conselho de Administração reconhece e felicita o empenho, a dedicação e o profissionalismo de todos os profissionais desde Hospital.