A Comissão Política Concelhia de Castelo Branco do PSD classifica a atuação da Câmara Municipal relativamente à prestação de contas de 2023 de “incongruência, indecisão, incompetência, inaptidão e falta de transparência”.
Esta foi a conclusão dos sociais-democratas após uma reunião para o efeito, e que agora dão a conhecer em comunicado enviado às redações.
O PSD explica que há “incongruência”, por o presidente da Câmara Municipal manifestar a sua satisfação por alcançar metas “que se situam francamente muito baixas e distantes em relação ao que se pretendia nos Orçamento e Plano aprovados” e constatam que “o Partido Socialista carece de uma visão de futuro para o município” e que não é compatível com o desenvolvimento do concelho, “mas sim altamente castradora”.
Já “indecisão”, porque privilegia as despesas correntes em vez de apostar no investimento para, com isso, melhorar a médio prazo a vida económica do Concelho e dos seus habitantes. O PSD diz que as prioridades não são as pessoas, nem a resolução dos problemas de ordem social e de saúde, “como se observa pelo valor baixíssimo de despesa quer corrente quer de investimento”.
Por seu turno “incompetência”, devido à taxa de execução orçamental “tão baixa, só assim se pode adjetivar” e pelos prejuízos “que em 2023 foram de cerca de 9 milhões de euros”, realçam em nota.
Os sociais-democratas consideram “inaptidão”, porque os processos de aquisição e investimentos necessários são “extremamente morosos, ultrapassando o tempo razoável na burocracia dos Serviços Municipais”, observando-se, simultaneamente, a opção de adjudicar prestação de serviços a terceiros, “descurando as potencialidades e capacidades internas”.
O PSD do concelho de Castelo Branco considera ainda que o atual executivo revela falta de transparência nas contas e na prestação das mesmas, explicando que “por um lado, não é concedido um tempo razoável para analisar e pedir esclarecimentos antes da aprovação das mesmas em reunião de Câmara Municipal. Por outro, continuam a proliferar as rubricas de “Outras Despesas” com vários milhões de euros, o que é a todos os níveis lamentável”.
Os sociais-democratas mostram-se que não são indiferentes pelo PS e o executivo socialista pela “total falta de honestidade política”, por não referir que algumas medidas em execução são propostas/ideias do PSD.
Face ao apresentado, consideram que “futuramente só o PSD pode representar uma alternativa válida, responsável e credível na defesa dos reais interesses dos munícipes do Concelho de Castelo Branco”.