O Clube de Caçadores de Proença-a-Nova vai ter um atleta a representar Portugal no Europeu de Tiro com Armas de Caça na modalidade de Fosso Universal. Tiago Miguel Afonso, natural de Ansião e atualmente a representar o clube proencense será um dos três atiradores portugueses a defender as cores da Federação Portuguesa na República Checa, entre 30 de maio e 2 de junho.
Tiago Miguel Afonso, atirador do clube proencense, mostra-se ambicioso e com esperanças num bom resultado português no Europeu, dizendo que “este ano temos uma equipa muito boa e que tem ambição de ser campeã europeia, o objetivo tem de ser sempre esse. Em Proença-a-Nova temos um Campeão Mundial, o Davide, eu sou Campeão da Europa e vice-campeão do mundo, por isso temos de acreditar que é possível”.
Na opinião do atirador, o facto da prova Europeia ser aberta a inscrições exteriores, não sendo limitada às seleções nacionais qualificadas, “torna-a mais competitiva e interessante, aumentando o grau de dificuldade”.
No Europeu de Tiro com Armas de Caça participam entre 15 a 20 países, registando-se um maior número de atiradores oriundos de França, Inglaterra, Itália ou Espanha. Quanto à preparação para o Europeu, Tiago Miguel Afonso aponta às dificuldades, quando comparado com outras equipas, explicando que “temos de arranjar apoios para treinar e temos de nos deslocar até aos campos de tiro que se assemelhem mais aqueles onde vamos competir. Temos de ir até Ovar, Porto ou Mira e fazer mais alguns quilómetros”.
Fazem parte do calendário oficial nacional seis contagens nacionais. As duas primeiras contagens dão acesso ao Campeonato da Europa, a terceira e quarta contagem dão acesso ao Campeonato do Mundo, que acontece em Bordéus, em França, e no final do campeonato, das seis provas disputadas, só serão contabilizadas as pontuações das cinco melhores contagens, de onde sairá o campeão nacional.
Nesta segunda contagem, realizada no Porto, o Clube de Caçadores do Concelho de Proença-a-Nova alcançou o 5° lugar de equipas, num leque de 20 equipas a nível nacional. A primeira contagem tinha ocorrido em Pevidém, onde o clube Proencense alcançou o nono lugar da geral de equipas. Tiago Miguel Afonso chega ao Europeu pelas suas prestações na 1ª e 2 ª contagem do Campeonato Nacional, com um total de 390 pratos em 400.