Porto: razões que fazem da cidade o melhor destino europeu

(Creator: Nick Karvounis | Credits: Unsplash)

Depois de, em 2020, ter sido galardoada com o prémio de “Melhor Escapadela Urbana” da Europa, o Porto acaba de conquistar o prémio de “Melhor Destino de Cidade da Europa” na cerimónia da 29ª edição dos World Travel Awards, os “Óscares” do Turismo.

Eleito pelo voto online de mais de 2 milhões de pessoas, entre as quais profissionais do setor do Turismo e Viagens de todo o mundo, o Porto assume-se como o “ponta-de-lança” do Turismo em Portugal.

O que fará da Invicta o melhor destino de cidade da Europa?

A hospitalidade é, como se percebe, um ponto de enorme importância para o Porto, importância que é sublinhada pelo programa municipal de reconhecimento “Confiança Porto/Trust Porto”.

Programa este, que ajuda a Câmara a confirmar as melhores práticas em termos de hospitalidade, equipamento, infraestruturas, manutenção, ambiente e segurança dos estabelecimentos inscritos no programa e ajudar os “anfitriões” (AL, Airbnb, hostels, etc.) a, como diz a autarquia, aprimorarem “as suas capacidades de acolhimento”.

Contudo, não é apenas o executivo camarário que está a contribuir para a melhoria da hospitalidade na cidade do Porto.

Veja-se o exemplo da GuestReady, uma startup que faz a gestão de alojamentos locais no Porto, colocando à disposição dos proprietários um software de gestão de propriedades turísticas.

Este, permitem não só otimizar as estadias, como também ajudar os anfitriões da Invicta a cumprir os requisitos para serem considerados estabelecimentos de excelência pelo programa “Confiança Porto/ Trust Porto”.

A solução “chave na mão” GuestReady vai ajudar o anfitrião a aumentar a sua renda e a reduzir a sua carga de trabalho com a gestão do seu alojamento local no Porto tratando, entre outras coisas, do anúncio online, fotografia, gestão de preços, comunicação com clientes (24/7), limpeza, lavandaria, produtos de higiene pessoal e check-in dos hóspedes.

De acordo com a autarquia portuense, no final do 1º semestre deste ano, encontravam-se em fase de licenciamento 119 processos de empreendimentos turísticos, 87% correspondendo a novas unidades, num investimento total que ascenderá a 290 milhões de euros.

Em termos absolutos, com este investimento no alargamento da oferta de alojamento turístico, prevê-se o crescimento da oferta em 70% na cidade do Porto, passando a Invicta a ter mais de 29 mil camas disponíveis para quem a quer visitar e usufruir de uma experiência turística mais confortável e de qualidade.

Porto, entre Gastronomia e História

Da história presente em cada recanto até à portentosa gastronomia, razões não faltam para visitar o Porto e fazer dele a nossa casa, ainda que seja apenas por um fim-de-semana.

Começamos, como não podia deixar, pela História que se espalha pelas paredes e monumentos da capital do Norte e que ajudou a forjar a força misteriosa que a cidade transmite a quem a visita.

Dos vestígios do castro proto-histórico que viria a originar a cidade do Porto que se podem observar no morro da Sé ou da Penaventosa, passando pela Cadeia e Tribunal da Relação e pelo Hospital de Santo António construídos no séc. XVIII (“Plano de Melhoramentos”, 1794) com o financiamento da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro ou pelo Centro Histórico do Porto que, em conjunto com a ponte Luiz I e o mosteiro da Serra do Pilar (marcos importantes nas Invasões Francesas e lutas liberais) se tornaram em 1996 Património Mundial da UNESCO, o Porto é lugar de História, e belas paisagens que não deixam ninguém indiferente.

Quem elege o Porto como destino de férias também o faz pela sua Gastronomia, que é indissociável da sua História.

Um belo exemplo disso mesmo é a icónica “feijoada à moda do Porto” que as calendas marcam o seu nascimento por altura das Invasões Francesas, momento em que as gentes da Invicta enviaram a melhor carne para as tropas anglo-portuguesas que defendiam o Norte e ficaram apenas com as tripas para seu sustento.

Este gosto por comidas fortes e substanciais salpicada com laivos de criatividade e “desenrasque” acabou por estar na base da famosa “Francesinha” já nos anos 50 do século passado, quando Daniel David Silva, empregado no restaurante “A Regaleira”, inventou uma sanduíche, inspirada no francês “Croque-Monsieur”, ao gosto e cultura gastronómica do povo do Porto.

Como não podia deixar de ser, estas e outras iguarias tão do agrado do palato dos turistas não seriam as mesmas sem o Vinho do Porto que se assume como a bandeira não só de uma cidade, como de toda uma região.

Podemos falar de muitas outras razões que ajudaram o Porto a conquistar o prémio de “Melhor Destino de Cidade da Europa”, mas mais do que falar, o melhor mesmo é visitar e tirar as suas conclusões.