“Castelo Branco: A Timeless Tapestry Of Memory And Emotion” (Castelo Branco: uma tapeçaria intemporal de memória e emoção) é o tema do curso breve que um grupo de estudantes de instituições de ensino superior da Polónia, Bulgária e Finlândia se encontram a realizar no IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, no âmbito dos Blended Intensive Programmes do Programa Erasmus.
Realizado entre 8 e 12 de abril, este projeto artístico de cinco dias tem como objetivo dar a conhecer o centro histórico de Castelo Branco aos jovens estudantes de artes visuais, proporcionando-lhes uma compreensão abrangente dos seus aspetos culturais, arquitetónicos e históricos. O Politécnico albicastrense explica que num percurso de exploração aprofundada da zona histórica, será efetuada a captação de impressões através de vários equipamentos, a experimentação de técnicas artísticas para o aperfeiçoamento de competências, a construção de narrativas artísticas utilizando múltiplos meios, envolvendo os participantes na exposição coletiva e disseminação da criatividade. No final do curso está prevista a realização de uma exposição coletiva que mostra a riqueza da cidade, contribuindo para um discurso cultural mais amplo em torno da sua história.
Presente na sessão de acolhimento do curso, a vice-presidente do IPCB deu as boas vindas a todos os participantes, desejando que esta experiência seja enriquecedora para todos, do ponto de vista académico, mas também pessoal. Ana Ferreira reiterou a aposta da instituição em continuar a fomentar a internacionalização, desafiando os presentes a regressar em breve ao IPCB, e a motivar outros colegas a acompanhá-los, através da participação em novos cursos intensicos, ou dos muitos outros programas de mobilidade internacional em que o IPCB participa.
Os Blended Intensive Programme (BIP) são uma nova modalidade do programa Erasmus+, que envolve no mínimo três instituições de ensino superior de países diferentes da instituição de acolhimento na organização de um curso que aborde competências transversais, promovendo métodos inovadores de ensino e aprendizagem e fomentando a inclusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na formação dos estudantes. A United Nations Academic Impact (UNAI) tem sido um organismo fundamental para a implementação dos ODS nas instituições de ensino superior, reconhecendo o seu papel fundamental para a formação de cidadãos europeus plenos e conscientes dos desafios da sustentabilidade para a humanidade no contexto atual. O IPCB tem vindo a aumentar a participação dos seus estudantes, docentes e não docentes nestas formações, assim como a apostar no aumento do número de cursos organizados, no sentido de dar a conhecer a instituição e aprofundar as relações e parcerias existentes.