Pedro Torres, docente da Escola Superior de Tecnologia, de Castelo Branco, integrou uma comitiva europeia numa missão ao Japão, como parte do projeto europeu ADMANTEX 2i. A delegação, composta por entidades de Portugal, Espanha, França e Itália, embarcou numa jornada de exploração e colaboração com foco nos sectores da indústria têxtil e das tecnologias de produção.
O Politécnico de Castelo Branco dá conta que as atividades tiveram início com uma reunião estratégica na Japan Chemical Fibers Association, seguida por uma visita à JAXA: Japan Aerospace Exploration Agency. Uma série de ações paralelas enriqueceram a experiência, incluindo visitas e reuniões na fábrica de robôs manipuladores da Kawasaki, na CKD Corporation, especializada em sistemas pneumáticos e máquinas industriais para a área farmacêutica, na DENSO e na Mitsubishi Electric. As fábricas visitadas destacam-se pelo uso eficiente dos recursos, zero desperdício e digitalização de todos os processos de produção, alinhado com aquilo que na verdade é o conceito da Indústria 4.0. De destacar o compromisso com a sustentabilidade evidenciado na fábrica da DENSO, que além de ser uma fábrica altamente automatizada tem instalado uma estação de captura de CO2, usada para produzir energia verde que é consumida na própria fábrica.
Um dos pontos altos da missão foi a presença com um stand na Smart Manufacturing Summit, com o objetivo de reforçar as colaborações empresariais entre o mercado japonês e europeu, especialmente no que diz respeito à indústria têxtil e das tecnologias de produção.
A jornada incluiu uma visita ao Museu da Toyota, que ofereceu insights valiosos sobre a trajetória da marca desde suas raízes na indústria têxtil até sua evolução para o setor automóvel. A delegação explorou os desenvolvimentos pioneiros da marca automóvel, como o sistema Just In Time e os sistemas Kanban, que se tornaram padrões globais na indústria e são eficazmente utilizados em todas as fábricas visitadas.
Com atividades que se desenrolaram em Tóquio, Kobe, Nagoya e Quioto, a semana intensa foi marcada por novas parcerias, descobertas de novas realidades e pelo fortalecimento da posição do IPCB nas atividades de transferência de conhecimento e tecnologia, especialmente nas áreas de digitalização da indústria.
Esta missão exemplifica o compromisso contínuo do IPCB em impulsionar a inovação e a colaboração internacional para o avanço da indústria e da digitalização de todos os processos que lhe estão inerentes.