Está a chegar ao fim o projeto “Estado Ativo”, levado a cabo pela Terceira Pessoa, e que terá, nas próximas sessões a o tema Sociedade.
Este é um projeto interdisciplinar que reúne artistas, ensaístas, académicos e entidades da sociedade civil para a cocriação de objetos artísticos participativos com a comunidade, que ampliem a reflexão de desafios estruturantes da democracia.
A primeira sessão com a temática da Sociedade está marcada para esta 5ªfeira, 28 de março, e conta com uma conversa pública com Apolo de Carvalho, investigador e ativista, que irá contribuir para o pensamento sobre sociedade e democracia, lançando desafios criativos aos participantes. O tema da sua conversa será “O 25 de Abril nasceu em África: reconhecer, reparar, radicalizar a história, as memórias e os imaginários da revolução”.
As próximas sessões acontecerem nas 5ªfeiras seguinte, até 18 de abril, e serão sessões de preparação para a celebração dos 50 anos do 25 de Abril. Todos estes momentos irão decorrer na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, entre as 18h e as 20h.
De recordar que o “Estado Ativo” é uma iniciativa da Terceira Pessoa com o apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes e Comissão Comemorativa 50 anos 25 Abril.
Assim, e enquadrado nesta data, na noite de 24 de abril está agendada uma sessão especial de Celebração dos 50 Anos do 25 de Abril, às 21h30, na Fábrica da Criatividade.
De acrescentar ainda que, todas as 3ªfeiras, das 20h30 às 22h30, decorrem Oficinas de Teatro, de preparação para o culminar deste projeto, a ocupação eco-artística na aldeia abandonada de Azinheira, Castelo Branco, a 22 de junho.
Todos estas sessões têm entrada livre.