O Município de Vila Velha de Ródão, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, o Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia local, assinalou o Dia Mundial da Árvore e das Florestas (21 de março) através da iniciativa “366 dias, 366 árvores”, que promoveu a plantação de árvores de espécies autóctones em vários pontos do concelho.
O evento contou com o apoio da Biotek, que cedeu as 366 árvores, sobretudo carvalhos da espécie quercus fagina e árvores de fruto, e teve o seu ponto alto com a plantação de árvores nas instalações do Jardim de Infância e a entrega de uma árvore, uma t-shirt e uma declaração de compromisso a cada aluno do Agrupamento de Escolas.
A autarquia de Ródão conta que, mais do que plantar as árvores no seu quintal ou num espaço público próprio, as crianças foram desafiadas a assumirem o compromisso de cuidar das espécies que receberam e, daqui a um ano, a fotografarem-se junto a elas, comprovando assim o seu crescimento saudável.
Na ocasião, Luís Pereira, presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, disse que as árvores são muito importantes para a vida e espera que os pequenos assumam o compromisso de cuidar do Planeta, pois “essa responsabilidade vai ser vossa no futuro”.
Também as Juntas de Freguesia se associaram à plantação das 366 árvores cedidas e que correspondem simbolicamente a cada dia do ano.